Azeitona Galega inicia comercialização

 Azeitona Galega inicia comercialização

A Azeitona Galega da Beira Baixa certificada com a Indicação Geográfica Protegida (IGP) vai começar a sua comercialização, através de um protocolo entre a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI) e o grupo Sonae.

O produto foi apresentado a 25 de julho, em Vila Velha de Ródão, informa a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa em nota enviada.

“Temos tudo no território: as oliveiras, as pessoas e os autarcas, que nunca nos abandonaram. É o dia mais importante da história da Azeitona Galega”

aponta o Presidente da APABI, João Pereira

O responsável lembra o percurso que tem sido feito pela Azeitona Galega, com o primeiro caderno com vista à certificação a ser entregue em 2017, tendo esta sido confirmada seis anos depois.

O Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, João Lobo, recorda que a Azeitona Galega é um denominador comum entre os oito Municípios que compõem a Comunidade.

“Temos de ter a capacidade de olhar para estas encostas e dar-lhes a valorização, relativamente à Azeitona Galega. Um património que tem uma valência histórica grande. Estamos num momento diferenciado do ponto de vista da valência da Azeitona Galega e temos de nos unir para potenciar o produto, que é de excelência”

destaca

A Presidente do Clube de Produtores Continente, Ondina Afonso, lembra o trabalho que o grupo tem feito com produtores locais ao longo de mais de duas décadas.

“Há 25 anos, quando a agricultura não estava organizada em termos de quantidade e qualidade para responder aos desafios da grande distribuição, foi criada esta estrutura para começar a dar apoio técnico e ajudar alguns produtores para mostrar o que um grupo retalhista precisava. Esta estratégia de partilha de conhecimento mantém-se, sempre com novos desafios, como o da sustentabilidade. O nosso trabalho é diário e vai muito além do espírito comercial. É o de ajuda, de explicar, de mostrar os nossos desafios e trazer competitividade para os nossos produtores”, completa.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter