Azeite Zangaria da Sertã

 Azeite  Zangaria da Sertã

O azeite Zangaria, originário da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, no concelho da Sertã, foi finalista de Melhor Azeite Virgem Extra no concurso internacional ESAO Awards 2023/2024.

Caracterizado como sendo “um azeite singular, dourado, suave e aveludado”, foi o único azeite finalista do concurso produzido a partir de azeitonas da variedade Galega.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, na nota enviada à redação, enaltece “a obtenção desta importante distinção num concurso internacional por um produto endógeno do concelho da Sertã. Este tipo de distinções representa um sinal inequívoco da alta qualidade dos nossos produtos e é o coroar do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelos nossos produtores”, referiu o autarca, felicitando o produtor António Vieira.

“O azeite do concelho da Sertã, historicamente, era já reconhecido como um dos grandes azeites a nível nacional, e com esta distinção esse reconhecimento ganha dimensão internacional, conferindo mais competitividade a este produto e abrindo portas à sua internacionalização”.

sublinhou Carlos Miranda

António Vieira, proprietário do Azeite Zangaria, refere a importância da obtenção deste tipo de selos e distinções no reconhecimento da qualidade dos produtos, destacando o facto de serem os “grandes representantes da variedade galega” naquele concurso e garante “que não ficamos por aqui”.

Refira-se que o Azeite Zangaria foi um dos 19 finalistas portugueses deste concurso, classificando-se ao lado de marcas reputadas a nível nacional e internacional.

Promovido pela Escuela Superior del Aceite de Oliva (Escola Superior de Azeite) localizada em Valência (Espanha), o concurso ESAO Awards é reconhecido internacionalmente e garante a qualidade do azeite virgem extra e de condimentos elaborados a partir do azeite, dirigindo-se a produtores, cooperativas, embaladores e comercializadores de azeite de qualquer ponto do mundo.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter