Azeite será tema literário em Proença-a-Nova

 Azeite será tema literário em Proença-a-Nova

O Auditório Municipal recebeu, no dia 4 de novembro, a apresentação da reedição do livro “Isagoge Filosófica”, da autoria de Pedro da Fonseca e editado pelo Instituto de Estudos Filosóficos.

Estiveram presentes na sessão de verão António Manuel Silva, professor, João Emanuel Diogo, investigador de filosofia da Universidade de Coimbra, e ainda João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que aproveitou para anunciar Azeite como o próximo tema edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca.

“Sob proposta do vereador Jorge Tomé, na Sessão de Câmara do ano de 2015, já foi assinalada a importância da reportar-se à figura de Pedro “dá ao Fonseca um prémio literário”.

começou por recordar João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova

O autor justificou a recolha de azeite como tema da próxima edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, por ser “uma actividade agrícola (apanha da azeitona) que promove migrações daqueles que têm as suas raízes neste território e que se reúnem para esta actividade , realizando ao mesmo tempo momentos de trabalho de festa e convívio que se estendem ao processo de transformação do azeite nas diversas adegas existentes à semelhança das tibornas e lagaradas”.

O autarca concluiu a sua intervenção centrando-se na riqueza cultural das duas obras que daí resultam: “estes textos, sempre escritos em prosa e poesia, irão certamente enriquecer ainda mais a história e o património cultural de Proença-a-Nova, ao “abordar diversos temas específicos do cotidiano proense”.

Antes das intervenções subiu a palco ou grupo de teatro, para apresentar uma produção teatral relacionada com a vida e obra de Pedro da Fonseca.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter