Autárquicas 2021: Ricardo Aires é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Vila de Rei

 Autárquicas 2021: Ricardo Aires é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Vila de Rei

Ricardo Aires é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Vila de Rei. O candidato responde hoje às questões do Jornal de Proença.

Jornal de Proença (JP): Para quem não o conhece quem é o Ricardo Aires?

Ricardo Aires (RA): Ricardo Jorge Martins Aires, com 49 anos, casado, residente em Vila de Rei e com dois filhos. Professor de Educação Física, lecionei na Escola Básica Integrada de Vila de Rei. Fui Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei nos mandatos entre 2003 – 2013, ano em que fui eleito Presidente da Câmara Municipal.

Estive sempre ligado às coletividades concelhias, integrando os órgãos sociais de várias associações como a Casa de Infância e Juventude de Vila de Rei, o Vilarregense Futebol Clube e a Casa do Benfica de Vila de Rei.

Estou na vida e na política com as pessoas e os interesses do Município no coração.

JP: Em linhas gerais, quais são os principais pilares do seu programa eleitoral?

RA: O que propomos é fomentar o desenvolvimento em todas as áreas, reforçar a coesão social, responder aos problemas concretos das pessoas e melhorar os índices da qualidade de vida. Continuaremos a abraçar o desafio de trabalhar para servir a causa do progresso, do desenvolvimento e do bem-estar social do concelho.

Vamos desenvolver mais iniciativas para captar investimentos, melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, não haja partidas dos jovens porque eles são o garante da sustentabilidade demográfica.

Para esse efeito, as linhas de força das orientações estratégicas para os próximos quatro anos passam por três eixos que consideramos prioritários: atividade económica – floresta, turismo e consolidação/atração de novas empresas; mais iniciativas na área social e educação com a consolidação dos apoios.

A título de exemplo, pretendemos a construção de uma biorefinaria, unidade fabril para extração de óleos que podem em muitos bens de consumo e o aproveitamento da biomassa para produção de gás, satisfazendo as necessidades energéticas de todas as infraestruturas públicas.

Na vertente turística, queremos que o concelho de Vila de Rei seja conhecido a nível nacional e além-fronteiras como o melhor concelho no turismo inclusivo.

Na vertente educativa e profissional, pretendemos rentabilizar um dos pavilhões existentes de modo a proporcionar cursos profissionais para ativos, desempregados e jovens que não pretendam seguir o ensino tradicional. Daí a parceria com a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal e da nossa Escola permitindo o intercâmbio dos alunos e formandos.

JP: Quais são os principais desafios que o concelho de Vila de Rei irá enfrentar nos próximos anos?

RA: As alterações climáticas vão trazer mudanças e nós não podemos hipotecar tanto os recursos endógenos, como os hídricos e o futuro das novas gerações, pelo que é necessário promover políticas de sustentabilidade que passam pelo planeamento e ordenamento do nosso território de modo a que se torne atrativo para o investimento privado nacional e internacional.

Os novos desafios exigem novas respostas para dar mais futuro aos jovens, apoiando-os ainda mais no seu percurso escolar, no ensino básico e secundário bem como no universitário. Para satisfazer os seus projetos, anseios e realização profissional, a criação de mais mecanismos de apoio e captação de investimentos que propiciem oferta de emprego especializado. Neste contexto, aprofundar os apoios à fixação da população jovem: casamentos, nascimentos e fixação.

Considerando a existência de um grupo etário bastante elevado de idosos, a promoção de mais políticas de proximidade, aumento dos apoios e cuidados de saúde.

JP: O que o distingue dos demais candidatos?

RA: A proximidade com as pessoas. A experiência, competência e provas dadas. O ser acompanhado por candidatos que dão a garantia que levaremos mais longe o desenvolvimento que os autarcas sociais – democratas têm promovido no Município e Juntas de Freguesia, facto que nos orgulha já que no distrito de Castelo Branco e no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo somos uma referência.

JP: Que mensagem quer deixar à população do concelho?

RA: O trabalho que temos desenvolvido é o maior argumento para acreditarmos no futuro do Município não cairmos no experimentalismo. Somos portadores de um programa sólido do ponto de vista estratégico.

O nosso compromisso consiste em continuar a trabalhar de forma sustentada, rentabilizando recursos, garantindo a sustentabilidade do concelho e bem-estar das populações.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter