Autárquicas 2021: Nuno Fernandes quer “mudar para crescer”

Autárquicas 2021: Nuno Fernandes quer “mudar para crescer”

Nuno Fernandes é o candidato do PS à Junta de Freguesia dos Montes da Senhora, concelho de Proença-a-Nova. O candidato socialista responde hoje às questões do Jornal de Proença.

Jornal de Proença (JP): Para quem não o conhece, quem é o Nuno Fernandes?

Nuno Fernandes (NF): Para alguns leitores deste jornal talvez seja um desconhecido, mas para a população da freguesia de Montes da Senhora, creio ser alguém acessível e próximo. Trabalho no espaço Cidadão, sediado na biblioteca da freguesia à qual me candidato e sou membro diretivo da respetiva Liga de Amigos. Fui precursor do grupo coral “Montes de fé”, cuja missão é alegrar celebrações religiosas e promover o convívio entre as crianças e os jovens. Uma das minhas paixões (partilhada com a minha cara-metade) espelha-se num dos meus projetos: a Physalis e a produção da respetiva compota. 

Aqui me fui fixando, constitui família e rapidamente compreendi as carências e necessidades da freguesia e foi por esse motivo que, com muita honra, aceitei o convite do Engenheiro João Lobo para encabeçar a lista do PS à junta de freguesia.

JP: Por que razão decidiu avançar com esta candidatura?

NF: Desde pequeno que sonhava viver nos Montes da Senhora, terra dos meus pais e avós, mas só há nove anos atrás consegui realizar esse sonho. Vim de Lisboa, uma cidade com a qual nunca me identifiquei… talvez pelo excesso de movimentação ou pelas saudades que tinha do cheiro da terra molhada ou das cerejeiras em flor. Melhor que aquilo que acabei de referir, só a forma como a população me acolheu quando para aqui me mudei. Não há palavras que expliquem tamanha sensação. Contudo, rapidamente constatei que as políticas aqui aplicadas não eram as mais adequadas às reais necessidades das pessoas e deste território . Acho que a Junta de Freguesia não tem acompanhado o desenvolvimento e crescimento das nossas povoações.

A nossa terra precisa de uma junta que seja dinâmica, responsável e rigorosa na gestão, cooperante e próxima das pessoas e das empresas, que saiba dar respostas atempadas aos problemas que vão aparecendo e que conjuntamente com o município, a desenvolva e faça crescer. Na minha opinião é imprescindível tornar a junta de freguesia num lugar informal e acessível (com vista a ouvir e a homogeneizar todos os problemas). 

É por saber que tenho o apoio necessário do Eng. João Lobo e de toda a sua equipa que vou avançar com esta candidatura sem medos, sem receios e com uma vontade inconfundível de servir toda a população da freguesia. Se for eleito, não vou trair a minha essência. Continuarei a ser o Nuno que todos conhecem.

JP: Quais são os principais pilares do seu programa para a Freguesia dos Montes?

NF: O nosso programa é extenso, mas conta com ideias muito concretas. Não basta dizer que temos projetos, é necessário explicá-los detalhadamente e de forma acessível, com o objetivo de clarificar toda a gente (essa foi uma das minhas prioridades).

No campo da ação social, saúde e educação, criar um projeto de tele-assistência para todas as pessoas que se encontrem em situação de dependência por velhice ou doença, criar colónias ou campos de férias sénior e para jovens, criar um kit de material escolar para as crianças mais necessitadas.

Na área da cultura, turismo e desporto, criar rotas do património ligadas às áreas paisagístico-natural assim como um guia turístico da freguesia, que englobe todos os locais de interesse assim como restaurantes; cafés, comercio a retalho e restantes empresas, ainda a construção de um ginásio ao ar livre.

Na área da indústria e agricultura a criação de uma zona agrícola de produção biológica, com a promoção dos nossos produtos tradicionais, a cereja, o limão e o vinho, etc. e associar à cozinha partilhada uma loja local dos produtos aí produzidos.

Na área das infraestruturas e mobilidade, a colocação de uma ou mais tomadas reforçadas do tipo “Green Up” para o abastecimento de veículos elétricos, contribuindo para o aumento da eficiência energética nos transportes e assim dar um contributo para uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente, gerir e ampliar a utilização do parque infantil, com a colocação de novos equipamentos e sombras naturais e ainda a colocação de dispositivos redutores de velocidade em algumas aldeias.

Na área da proteção civil e segurança, promover campanhas de sensibilização para medidas de autoproteção em casos de incêndio florestal e outros riscos naturais de pessoas e bens.
Na área da administração uma das medidas que achamos mais essenciais nos dias de hoje, o criar uma página eletrónica da freguesia (site) com o objetivo de disponibilizar informação e documentação útil, diminuindo a burocracia na obtenção de diversos serviços; descentralizar as reuniões da assembleia de freguesia pelas aldeias e continuar com o pagamento das reformas e recebimentos dos serviços essenciais como a água, a luz e o telefone. Isto são, como disse, algumas das medidas que, em conjunto com a minha equipa, anseio implementar.

Mas são muito mais as que vêm no nosso programa eleitoral, que irei entregar e explicar pessoalmente a todos os habitantes da nossa freguesia. 

JP: O que o distingue dos demais candidatos?

NF: A proximidade que tenho diariamente com a população e que me permite responder no imediato. Um presidente de junta tem que ser presente. Eu vivo, trabalho e constitui família nos Montes da Senhora. Sou um apaixonado pela minha terra e pelas minhas gentes e como qualquer pessoa que é apaixonada, só quero o melhor para os nossos.

JP: Que mensagem quer deixar à população da sua freguesia?

NF: Um douto e prestigiado amigo disse-me assim há poucos dias no seu apoio público à minha candidatura – “A política é uma das atividades mais nobres quando desenvolvida ao serviço de todos os cidadãos” -, quem me conhece sabe do que sou capaz, sabe do meu empenho, do meu dinamismo e da minha dedicação às causas que defendo. Espero que saibam olhar para o nosso programa eleitoral e espero que se revejam nas nossas ideias, no crescimento que perspetivamos e na planificação que ansiamos oferecer à freguesia. Que tenham confiança e acreditem que todos juntos vamos fazer a diferença e estar Unidos na Mudança para Crescer.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter