Autárquicas 2021: João Paulo Catarino quer continuar “projeto iniciado em 2005”

Autárquicas 2021: João Paulo Catarino quer continuar “projeto iniciado em 2005”

João Paulo Catarino é o recandidato do PS à Assembleia Municipal de Proença-a-Nova. O candidato socialista responde hoje às questões do Jornal de Proença.

Jornal de Proença (JP): Já todos o conhecem, mas, em 3 palavras, como é que se define?

João Paulo Catarino (JPC): Prefiro bem mais que sejam os outros a definirem-me, mas acima de tudo, é com enorme orgulho, sou um filho da terra. Um proencense que, à semelhança de tantos, sabe das dificuldades de ter nascido numa terra do interior, da qual nunca desisti, da qual só me atrevo a sair por períodos muito curtos de tempo, e na qual sou muito feliz.

JP: Porquê esta recandidatura?

JPC: Esta recandidatura pretende dar continuidade a um projeto iniciado em 2005.

Ser Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova foi das missões mais nobres que tive a oportunidade de desempenhar e é com igual sentido de missão que agora me apresento como candidato a Presidente da Assembleia Municipal, continuando a dar o meu modesto contributo neste projeto que tem como elemento central as pessoas, os proencenses, nossos conterrâneos, e a criação de oportunidades e condições para que possam realizar-se pessoal e profissionalmente aqui no concelho, com as mesmas condições e oportunidades que em qualquer outro ponto do país.

Sempre estivemos cientes das muitas condicionantes que este território apresenta mas como sabem, como puderam ver ao longo dos últimos anos, nunca baixámos os braços.

JP: Acredita que o facto de fazer parte do poder central e de ser o atual presidente da Assembleia Municipal, lhe pode trazer alguma vantagem nestas eleições?

JPC: Não acredito que as funções que agora desempenho sejam uma vantagem por si só, mas sei que aqueles que me conhecem sabem que nestas ou em quaisquer outras funções que desempenhe nunca esquecerei a minha condição de proencense.

Poder continuar a servir a minha terra é antes de mais um privilégio e ser Presidente de órgão tão importante como é a Assembleia Municipal, apesar de nem sempre termos essa percepção, é de facto muito gratificante.

É na Assembleia Municipal que é aprovado, a cada ano, o Plano de Atividades e o Orçamento do Município, o órgão onde aprovámos no decurso deste mandato a aceitação de novas competências para o município no âmbito do processo de descentralização, onde o executivo presta contas a cada trimestre do trabalho que desenvolve. É um espaço de democracia, de prestação de contas, aberto a todos os cidadãos que podem assistir e até mesmo intervir, dando conta das preocupações, dos seus problemas, das suas propostas.

JP: O que o distingue, a si e à sua lista, dos demais candidatos?

JPC: Esta é uma lista com provas dadas, com pessoas que todos vocês conhecem, que aqui moram, que aqui fazem a sua vida ou que tendo por momentos saído, para estudar ou aproveitar oportunidades profissionais noutro local, sempre mantiveram a sua ligação com a terra que as viu nascer, levam consigo Proença para onde quer que vão e anseiam cada regresso, empenhando aqui o que aprenderam e alcançaram lá fora.

Ao longo dos últimos anos este projeto permitiu atrair investimentos para o concelho, criar emprego e, principalmente, emprego qualificado. Expandimos as nossas áreas empresariais, sem descurar o espaço público, sem descurar a educação, a cultura e as nossas coletividades.

JP: Que mensagem quer deixar à população do concelho?

JPC: Proença-a-Nova é uma terra de oportunidades, oportunidades que, sabemo-lo bem, resultam não só da riqueza dos seus recursos mas sobretudo da resiliência das nossas gentes. Esta equipa é feita de pessoas resilientes, de pessoas empenhadas, destemidas, que amam a nossa terra. Este é um projeto com provas dadas que, estou confiante, merecerá uma vez mais a confiança e o voto expressivo dos proencenses no próximo dia 26 de setembro.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter