Autárquicas 2021: Isilda Silva é a candidata da CDU à Câmara Municipal de Vila de Rei

Autárquicas 2021: Isilda Silva é a candidata da CDU à Câmara Municipal de Vila de Rei

Isilda Silva é a candidata da CDU à Câmara Municipal de Vila de Rei A candidata responde hoje às questões do Jornal de Proença.

Jornal de Proença (JP): Para quem não a conhece quem é a Isilda Silva?

Isilda Silva (IS): Isilda Cristina laranjeira da silva, 47 anos de idade, natural de Fundada Vila de Rei, Enfermeira; Residente no concelho de Vila de Rei; Licenciatura em Enfermagem 1996; Pós Graduação em Dor / Cuidados Paliativos – Escola  superior de saúde politécnico Castelo Branco 2005; Curso de especialização em enfermagem médico cirúrgica  – Escola superior de saúde da Guarda 2008; Mestrado em Gestão e economia da saúde  – Faculdade de Economia da universidade de Coimbra 2011; Percurso profissional: Hospital Amadora  – Sintra  1996 a 1999: Hospital de Santa Marta  – de 1999 a 2001; Centro hospitalar medio tejo desde 2001. De 2002 a 2018 com participação nos órgãos sociais da Liga Cultural Amigos do Vilar do Ruivo. Militante do PCP. Concorre a eleições autárquicas no concelho de Vila de Rei desde 2001. Fez parte das listas  do PCP do distrito de Castelo Branco, em eleições legislativas

JP: Em linhas gerais, quais são os principais pilares do seu programa eleitoral?

IS: Vila de Rei é um concelho com muitas potencialidades, mas infelizmente não têm sido aproveitadas. Queremos transformar Vila de Rei num concelho onde os nossos jovens se fixem, onde os adultos aqui possam trabalhar e onde os mais idosos encontrem segurança, apoio e luta contra a solidão.

Pretendemos lutar para que em Vila de Rei tenha:

Habitação condigna a preços controlados; Meios de transporte municipais mais eficientes, acessíveis e ecológicos; emprego de qualidade; eventos culturais abrangentes e diversificados; uma verdadeira defesa da floresta; Ensino de qualidade que combata a iliteracia e abandono escolar.

Queremos apostar na defesa da agricultura familiar, no apoio aos empresários; na fixação de empresas que desenvolvam técnicas de informação e comunicação; na criação de uma rede de cuidados domiciliários em alternativa à institucionalização dos idosos; na promoção da saúde dos Vilarregenses e na promoção da politica de proximidade.

JP: Quais são os principais desafios que o concelho de Vila de Rei irá enfrentar nos próximos anos?

IS: Desertificação e saída de jovens, principalmente os mais qualificados. Por isso a CDU tem propostas que pretendem combater este flagelo:

Dinamizar a economia local, apoiando a utilização inovadora e plena de recursos endógenos da fixação da população jovem qualificada, formada pelo sistema de ensino técnico e superior. Desse conhecimento criado, promover a sua transferência do subsistema cientifico e tecnológico para o tecido produtivo, permitindo aliar o conhecimento não só às atividades tradicionais, mas também á criação de novos subsectores de atividade;

Projetos de reflorestação envolvendo a população, nomeadamente os pequenos proprietários;

Apoios aos produtores de produtos endógenos;

Aposta na Cultura;

Projetos de Turismo sustentável;

A equipa da CDU pretende um desenvolvimento para o Concelho de Vila de Rei de forma sustentável e integrada respeitando as pessoas e a natureza. A CDU é a força que olha para o futuro com confiança, que anima laços de solidariedade e ações comuns, que conta com a intervenção de todos e de cada um sobre respostas para os problemas do presente e as soluções para o futuro.

JP: O que o distingue dos demais candidatos?

IS: A CDU é uma força que se distingue por, para lá da mera soma de propostas e ideias, ter projeto: Assumindo a participação como um fator essencial de uma gestão democrática, assegurando o envolvimento efetivo das populações na definição das principais opções da politica autárquica; uma dimensão democrática expressa quer no domínio de planeamento, quer no desenvolvimento dos seus projetos socioculturais, educativos e desportivos, ou ainda na aferição e escrutínio públicos do seu trabalho com o prestar de contas dos seus compromissos.

JP: Que mensagem quer deixar à população do concelho?

IS: A CDU é uma equipa com gente séria, empenhada em servir os vilarregenses sem nada esperar expecto a satisfação do dever cumprido. Pretendemos um verdadeiro desenvolvimento do concelho de Vila de Rei, em que as pessoas estejam no centro da nossa atuação. Por isso o nosso mote de campanha é Compromisso para com as Pessoas.

A CDU em Vila de Rei irá ter a força que os vilarrengenses lhe quiserem dar com o seu voto, mas todos podem ter a certeza que a presença da CDU nos órgãos autárquicos, vai ter pessoas que estão na politica para fazer oposição construtiva e defender: o emprego, habitação condigna, cultura, saúde, politica de proximidade, serviços públicos. Somos uma alternativa de esquerda, onde a solidariedade entre as pessoas e entre as diferentes gerações será sempre construída e motivada.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter