Sertã: Jovem de 17 anos detido por furto e tráfico de estupefacientes
Aos 80 e 74 anos fazem a 1ª Comunhão

Festa da Primeira Comunhão de Joaquim e Manuel Farinha com a presença da família
Aconteceu esta tarde, dia 20 de maio, dois séniores, um de 80 anos e o seu irmão de 74, fazem a Primeira Comunhão.

Estamos habituados a que a Primeira Comunhão se faça ou na infância, enquanto se frequenta a catequese, ou no Catecumenato em adulto. Porém, na “3ª Idade”, é um caso raro.
Joaquim Farinha de 80 anos e Manuel Fernandes Farinha, conhecido na terra por Fernando, de 74, irmãos, da Freguesia de Várzea dos Cavaleiros, fizeram a Primeira Comunhão na missa vespertina deste domingo da Ascensão.
Na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova é celebrada a eucaristia vespertina, às 16h30, de cada sábado, pelo Capelão Padre Virgílio. Foi no decorrer desta celebração que este utentes da Santa Casa receberam, pela primeira vez, a eucaristia.
Vestiram-se a rigor para este momento. Era notório o nervosismo. Porém, na simplicidade deste dois homens, irmãos de sangue, havia uma alegria de serem reconhecidos.
Contaram que, quando crianças, não tiveram sucesso na escola e desde muito cedo, foram obrigados a guardar cabras. Dizem que o senhor padre na altura não lhes quis fazer a primeira comunhão por não saberem escrever e pelas suas notórias incapacidades de aprendizagem escolar.
Entraram na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova no final de 2017. Aos sábados, na missa vespertina, estão sempre devotamente presentes ainda que nunca tenham comungado. Uma sobrinha chamou a atenção do capelão para a situação e manifestou o interesse quer da família quer dos tios para este momento. E não houve hesitação.
Hoje foi o dia feliz para esta família. A família juntou-se ao Joaquim e ao Fernando na eucaristia e na pequena festa que se seguiu. Cantaram-se os parabéns. Partiu-se um bolo. Uma alma nova nasceu para este dois homens: agora comungam como qualquer batizado independentemente das suas (in)capacidades.
Parabéns à Família, Joaquim e ao Fernando por mais um momento espetacular. A sua atitude e decisão foi motivo de comoção e alegria para os utentes presentes.
Parabéns!