ANAM estabelece protocolo de cooperação para uma maior segurança online de crianças e jovens

 ANAM estabelece protocolo de cooperação para uma maior segurança online de crianças e jovens

Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) e a associação MiudosSegurosNa.Net. estabelecem protocolo de cooperação para uma maior segurança online de crianças e jovens.

Numa parceria conjunta, esta é uma iniciativa que procura promover o reforço de competências e a aquisição de novas aptidões ao nível do poder local, nomeadamente no que toca ao debate de questões ligadas à prevenção do uso excessivo de tecnologias, prevenção do bullying e cyberbullying, prevenção dos impactos negativos das tecnologias na imagem corporal de crianças e jovens, prevenção da violência sexual baseada em imagens e parentalidade digital positiva.

Para a ANAM, a valorização do papel das Assembleias Municipais na organização democrática dos municípios passa por revisitar o espirito democrático que deve nortear qualquer Estado de Direito, assumindo-se a assembleia municipal como a verdadeira “casa da democracia” no âmbito local, a qual, além da sua função fiscalizadora, deve constituir o reflexo de uma comunidade madura e civicamente comprometida. Segundo Albino Almeida, Presidente da ANAM, a segurança online de crianças e jovens começa em casa, mas também implica a participação do meio envolvente. São inúmeros os locais a partir dos quais crianças e jovens podem aceder à Internet, pelo que é fundamental que a nível local exista a consciência de protecção e sensibilização das crianças e jovens”.

Tito Morais, Fundador do Projecto MiudosSegurosNa.Net que nasceu em 2003 com o objetivo de ajudar famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens considera que “a segurança de crianças e adolescentes na Internet é hoje alvo, não só da atenção de famílias, escolas e comunidades, como também de governos (locais e centrais), empresas do sector das tecnologias de informação, órgãos de comunicação social, etc”. O projeto MiúdosSegurosNa.Net tem ao longo dos últimos anos desenvolvido um forte trabalho na prevenção e esclarecimento de situações de risco na vida digital, focando-se nos riscos inerentes à livre utilização da internet por parte crianças e na necessidade de conhecer e adoptar estratégias de uso seguro. Nesse sentido a ANAM, através de uma estreita colaboração com os mais de 200 associados que representa actualmente, considera ser importante fomentar a promoção de debates, aulas abertas, encontros e as mais variadas formas de disseminação da informação relacionada com a segurança online de crianças e jovens.

*ANAM

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter