Aldeia Djembe Camp: de 3 a 8 de setembro

Foto: Aldeia Djembe Camp 2019
Percussão, Dança, Kora, Balafon, Cabaças, Kutir, entre outros ritmos e sonoridades mais tradicionais da cultura africana voltam a dar vida ao Parque de Campismo da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, de 3 a 8 de setembro deste ano de 2024.
André Dez, organizador do evento, aponta que são esperadas algumas novidades para 2024, mantendo-se em linha com a programação habitual:
“De terça a sexta-feira são dias de formação para os participantes do campo e no sábado temos o dia aberto, que mediante a quantidade de pessoas que tivermos a visitar-nos, podem ou não ter workshops extra de dança e percussão a realizar-se”.
A presença no campo e respetiva inscrição não necessita de ser integral, podendo cada pessoa inscrever-se apenas para um determinado workshop, contudo o organizador do evento, André Dez, alerta:
“o campo é uma residência artística e o ideal, se o interesse da pessoa for mesmo aprender e ter uma formação completa, é ficar durante todos os dias, porque é uma aprendizagem contínua e o trabalho desenvolvido faz toda a diferença no fim”.
Quanto ao grau de aprendizagem de cada um, André não tem dúvidas que o campo é aberto a todos, quer tenham, ou não, conhecimento.
“Um workshop não é uma aula, é uma experiência. A ideia é puxar pelas pessoas e entender o nível de aprendizagem de cada um, pode haver uma pessoa que toca um instrumento há 30 anos e outra que nunca tocou, o próprio participante tem de entender onde pretende estar e onde se sente melhor”.
Neste campo existem várias aulas a decorrer ao mesmo tempo, pelo que as pessoas podem escolher aquelas que entendem melhor se adequar aos seus gostos e aptidões.
As inscrições para participar no campo ainda estão abertas e decorrem até aos últimos dias que antecedem o arranque da estadia em Proença-a-Nova, podendo ser formalizadas via email.