Aldeia da Amoreira recria “Desfolhada à Moda Antiga”

Aldeia da Amoreira recria “Desfolhada à Moda Antiga”

A União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, organizou no dia 20 de Agosto, uma tradicional “Desfolhada à Moda Antiga” na aldeia da Amoreira.

Esta atividade envolveu um conjunto de atividades, algumas delas praticadas por altura da colheita do milho, como é exemplo a construção de moinhos e vento feitos com canas e palhas de milho, bem como bonecas de camisos, onde se usa materiais retirados do milho, como as barbas, folhas e caules secos e as canas.

O momento alto foi a desfolhada do milho, produzido numa terra junto à ribeira. Novos e velhos juntaram-se para reviver esta tradição. E as maçarocas, graúdas e bem maduras foram descamisadas num ápice dada a avidez dos participantes em reviver esta tradição.

Não faltou o toque da concertina, a cargo do acordeonista Francisco Grácio, que animou os presentes e entoou temas populares. No final a Junta ofereceu um lanche, onde não faltaram os produtos típicos, como as papas de milho, o bolo finto, as filhós, o bom vinho de adega e até a fruta da época como os figos.

Esta atividade contou presença do Presidente da União de Freguesias, Jorge Cardoso, o secretário José Luís Alves e a tesoureira Maria Amélia Cardoso, bem como o presidente da concelhia do CDS-PP de Proença, João Paulo Marrocano, o presidente da Distrital do PSD de Castelo Branco, Luís Santos, a presidente da JSD concelhia, Daniela Dias José, o funcionário da Junta, Adelino Baltazar e membros da Assembleia de freguesia. Um agradecimento especial para a família Alves, com especial destaque o José Alves e a sua esposa que cultivaram e regaram o milho.

*Paulo Marques, Pinhal Digital

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

  • Zona industrial … pensava que era lá devido a atividade diária que a junta la desempenha no entanto bom trabalho…
    Um abraço

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter