AIGP1 de Vila de Rei aprovada

 AIGP1 de Vila de Rei aprovada

Proposta aprovada e acordo firmado com Fundo Ambiental

Decorreu no passado dia 22 de março, em Mação, a cerimónia de assinatura de acordos com o Fundo Ambiental, relacionados com a implementação no terreno das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

Durante a sessão, foi aprovada a proposta e firmado acordo com o Fundo Ambiental para a AIGP Vila de Rei 1.

Com uma área de 1012,90 ha, foi apresentada pela entidade gestora Pinhal Natural, com um montante de financiamento máximo elegível validado de 1.818.637,33 euros, para as ações de investimento e uma remuneração anual máxima de 118.987,87 euros, para os apoios a 20 anos.

A AIGP Vila de Rei I tem por objetivo a gestão conjunta dos terrenos nela englobados, com o apoio e participação dos seus proprietários, coordenada por uma entidade gestora com capacidade técnica, de forma a obter uma área melhor ordenada, bem gerida e com maior capacidade de defesa contra incêndios.

O Concelho de Vila de Rei tem garantidas três AIGPs no seu território, que são encaradas como um importante instrumento de intervenção integrada e estruturada em territórios de floresta com vulnerabilidades específicas, decorrentes da conflitualidade entre a perigosidade e a ocupação e uso do solo.

“a implementação das AIGPs no nosso território permite-nos dar uma melhor resposta com vista ao ordenamento e gestão da paisagem, gerindo a nossa área florestal numa escala que nos possibilita uma maior resistência a incêndios florestais.

Esta implementação será sempre realizada em parceria com os proprietários dos terrenos e avançará se estes considerarem tratar-se de um projeto capaz de criar mais valias para eles e para o nosso território.

O Município está sempre de portas abertas para esclarecer todas as dúvidas existentes e fornecer informações adicionais sobre como valorizar as suas propriedades.”

Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregens

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter