Agrupamento 157 retoma atividades

 Agrupamento 157 retoma atividades

No fim de semana de 15 a 17 de Setembro, no Estevês, os escuteiros do Agrupamento 157Proença-a-Nova, regressaram às atividades com um acampamento, que começa a fazer parte da sua história e que se retoma agora, após ter ficado quase 3 anos sem se realizar, devido à pandemia.

Este acampamento, de seu nome INVICTUS, é um jogo de resiliência, resistência e muita estratégia, sempre em contacto com a natureza e faz com que cada escuteiro ganhe novas competências.

Jogo em que têm de ser tomadas decisões constantes, que podem definir o rumo dos acontecimentos, pois, qualquer erro pode significar conquistar o terreno do adversário e ganhar pontos ou ser conquistado e quem ganha é o adversário.

A dinâmica do “jogo” é a forma primordial pela qual o escutismo ajuda e dá ferramentas às crianças e jovens para no futuro serem jovens ativos na sociedade.

No dia 16 à noite, aconteceu a cerimónia da Partida do nosso Caminheiro Diogo Batista. A Partida de um Caminheiro significa que este acabou de percorrer mais uma etapa da vida de Escuteiro, a qual durou e valeu enquanto Movimento auxiliar da sua formação integral. Partir exprime, simbolicamente, o ato de caminhar; por isso, é também mais importante que chegar.

A Partida é uma das cerimónias mais importantes para o Caminheiro, por ser a última enquanto escuteiro, mas também por ser exclusiva da 4.ª secção.

A partida é um envio e um reconhecimento do Clã das caminhadas realizadas pelo Caminheiro que se propõe a Partir.

Quem parte é aquele em quem o Clã deposita confiança, aquele que provou ser capaz de fazer caminho e aquele que deu provas de confiança e de exemplo de Homem Novo no movimento, estando pronto para ser útil na sociedade.

Por vermos tudo isto no Diogo deixámo-lo partir, com a certeza que irá ser bastante útil noutros pontos da sociedade desempenhando da melhor forma a missão que lhe entregámos, e com o desejo que o nossos caminhos se voltem a cruzar.

Quem sabe no próximo INVICTUS, que se deseja para breve e com sangue novo, pois o agrupamento está de portas e braços abertos para acolher novos elementos.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter