ADXTUR reúne sócios em Proença-a-Nova para preparar candidatura ao PROVERE

ADXTUR reúne sócios em Proença-a-Nova para preparar candidatura ao PROVERE

No âmbito da preparação da candidatura ao próximo PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos – a ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto) reuniu no Auditório Municipal de Proença-a-Nova alguns dos seus parceiros e associados para a última de três reuniões que pretendem determinar uma avaliação conjunta da arquitetura estratégica para o futuro da Rede de Aldeias do Xisto.

Em cada uma das reuniões estiveram presentes os parceiros geograficamente mais próximos destas Unidades Territoriais que compõem a rede de Aldeias do Xisto: UT Serra da Lousã, realizada na Lousã, UT Serra do Açor, realizada em Arganil e a UT Zêzere e Tejo-Ocreza, realizada em Proença-a-Nova.

Nesta reunião, após uma apresentação do estado atual do projeto, que resumiu os principais resultados e indicadores atingidos pela marca num passado recente, todos os parceiros foram convidados, através de uma aplicação de telemóvel, a votarem em duas vertentes: na avaliação do desempenho de cada um dos Projetos Âncora do anterior Plano de Ação (2016/18 e 2019/22), bem como na priorização das linhas estratégicas para a Rede Aldeias do Xisto 2030. Nestas reuniões os parceiros, além de serem convidados a participar em exercícios práticos, foram ainda incentivados a intervir, sugerindo outras possíveis linhas estratégicas a seguir.

O PROVERE – Estratégias de Eficiência Coletiva – é um instrumento especificamente destinado aos territórios com menores oportunidades de desenvolvimento devido à baixa densidade. Os Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) pretendem estimular iniciativas de agentes económicos orientadas para a melhoria da competitividade territorial e que visem dar valor económico a recursos endógenos, tendencialmente inigualáveis dos territórios, sejam recursos naturais, patrimoniais, históricos ou saberes tradicionais.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter