A “prata da casa” na festa de Proença

Da Banda “Os Amigos do Presidente”: a mais recente prata da casa
A Festa do Município de Proença-a-Nova é o evento principal organizado pela autarquia e serve para mostrar o que o concelho tem para oferecer, desde o artesanato à gastronomia, sendo também uma forma da Câmara Municipal mostrar as mais-valias do seu território.
Uma das coisas que a edilidade proencense tem apostado fortemente, no setor da cultura, é na divulgação de bandas e artistas musicais do concelho. Todos os anos, no primeiro dia da Festa do Município, artistas do concelho têm a oportunidade de subir ao palco principal.
Nesta edição, a banda Miosky, composta por Gil Henriques, Pedro Mendonça e Cláudio Mendes, estreou-se no palco do evento. Os três artistas já são conhecidos do público, de outros projetos musicais (Soul Brothers Empire e Teorema), mas juntaram-se neste novo projeto musical.

Em declarações ao nosso jornal, Gil Henriques afirmou que “é sempre especial tocar na nossa terra” e destacou o apoio importante do Município na divulgação dos artistas do concelho.
“há muito talento musical no concelho de Proença-a-Nova. As pessoas é que não têm noção disso. Por isso é positivo termos uma autarquia que dá a oportunidade de divulgar os projetos musicais que existem no concelho”.
Gil Henriques
O vocalista dos Miosky diz que tem recebido feedback “muito positivo” do público em relação a este novo projeto e anunciou que a banda vai gravar, no final do verão, o primeiro álbum do grupo, composto por 12 músicas originais. Para Gil Henriques, o grande objetivo da banda passa por “tocar só músicas da nossa autoria”.
Quem também não é novo nestas andanças é Dj Sundays, nome artístico de Miguel Domingues. Depois de já ter pisado o palco noutros projetos musicais, apresentou-se agora a solo e noutra vertente musical. Para o jovem artista, “ver os nossos amigos, família e as gentes da terra a apoiar-me e a divertirem-se com a atuação, deixa-me muito feliz”.

Questionado sobre esta nova aposta, Miguel Domingues referiu que “a música está presente na minha vida desde sempre”, enumerando os vários projetos em que esteve presente. “Senti que, para chegar a mais gente, tinha de seguir outro rumo. Escolhi este e tenho a certeza que escolhi bem”. Apesar de ter seguido outro rumo, o jovem disse que isso não o impede “de voltar a fazer música ao vivo, com voz e guitarra, ou de fazer outras coisas no mundo da música”.
Quem também tem sido presença assídua na Festa do Município é o grupo musical “Amigos do Presidente”, que atuaram este sábado, dia 10. Paulo Felício, membro da banda, enalteceu que “já são 32 anos a levar o nome de Proença-a-Nova por esse país fora”. O membro do grupo faz um balanço “muito positivo da atuação” nesta edição do evento, afirmando que foi “muito bom ver tanta gente animada com a nossa atuação”.
A Festa do Município de Proença-a-Nova decorreu de 9 a 11 de junho, no Parque Urbano Comendador João Martins, com o mote “Viver é uma Arte. Aventure-se!”, dedicado ao Ano Municipal das Artes.
Momentos:
*L.F.A.