A pertinência do Apostolado da Opinião Pública

A pertinência do Apostolado da Opinião Pública
Maria Susana Mexia, Professora

O Apostolado da Opinião Publica é uma forma de dar doutrina, de levar o espírito cristão aos outros, para dar a conhecer Deus. “Tens de comunicar a outros Amor de Deus e zelo pelas almas, para que esses, por sua vez, peguem fogo a muitos mais que estão num terceiro plano, e cada um destes últimos aos seus companheiros de profissão. De quantas calorias espirituais não precisas! – E que responsabilidade tão grande, se esfrias! E (nem o quero pensar) que crime tão horroroso, se desses mau exemplo!” Caminho ponto 944.

Através do trabalho e colaboração com os meios de comunicação social podemos contribuir para edificar e cristianizar a sociedade com uma eficácia surpreendente, pois um simples artigo pode despertar muitas consciências adormecidas. Chegar aos areópagos modernos, onde se forjam as ideias, procurando ser sal e luz que ajuda e ilumina as almas.

Semear. – Saiu o semeador… – Semeia a mãos cheias, alma de apóstolo. – O vento da graça arrastará a tua semente, se o sulco onde caiu não for digno… Semeia, e fica certo de que a semente vingará e dará o seu fruto. Ibidem 794

A rapidez vertiginosa com que se propagam e transmitem as notícias é dramática e fascinante, pois para além do cenário preocupante do presente, dá-nos a possibilidade de poder intervir na espiritualidade da humanidade, ser radical, semear paz e alegria, ou antes: afundar o mal em abundância de bem.

Informar e formar as consciências que se envolvem e enredam em falsas ideias, guiar as ovelhas tresmalhadas e afugentadas por falsos pastores é uma tarefa que urge não descuidar, pois temos a responsabilidade de cooperar com o reino de Deus.

A inquietação e o zelo apostólico levam-nos a abordar e a desenvolver os temas quentes do momento, apresentando argumentos consonantes com a fé, a alegria e a paz. A unidade de vida leva-nos a procurar desenvolver a nossa formação e a passá-la aos outros numa atitude de partilha e de amor pela verdade que nos habita.

Devemos estar presentes em todas as actividades e organizações humanas, para que Cristo possa também estar presente e reinar no coração dos homens. “Líderes!… Viriliza a tua vontade, para que Deus te faça líder. Não vês como procedem as malditas sociedades secretas? Nunca conquistam as massas. – Em seus antros, formam alguns homens-demônios que se agitam e movimentam as multidões, tresloucando-as, para fazê-las ir atrás deles, ao precipício de todas as desordens… e ao inferno. – Eles levam uma semente amaldiçoada. Se tu quiseres…, levarás a palavra de Deus, mil e mil vezes bendita, que não pode falhar. Se fores generoso…, se corresponderes com a tua santificação pessoal, obterás a dos outros: o reinado de Cristo. – “Omnes cum Petro ad Jesum per Mariam”.  Ibidem 833

O Apostolado da Opinião Pública é uma tarefa de todos, cada um no seu lugar é chamado a impregnar a sociedade do espírito cristão, formando consciências e difundindo a fé. Esta tarefa é também um acto de cidadania na doce e inquietante procura de a todos santificar.

Graças às tecnologias de hoje os media têm um poder ilimitado, a todo o momento podemos saber o que se passa, detectar os erros, as falhas, ajudar a redimir o mundo e chegar a todas as almas. A palavra de Deus não é para estar fechada mas para voar para onde faz falta. “Com o bom exemplo semeia-se boa semente; e a caridade obriga todos a semearIbidem 795.

 “ Que eu não perca nenhum dos que me Tu me deste, Pai”

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter