A paz esteja convosco!

 A paz esteja convosco!

Nos últimos dias, a Igreja passou da tristeza da morte do Papa Francisco para alegria da eleição do Papa Leão XIV.

Esta foi a realidade vivida pelos discípulos há 2.000 anos. À sexta-feira presenciaram a condenação e morte de Jesus. No domingo, Jesus apareceu-lhe dizendo “a paz esteja convosco”.

Mais uma vez o Espírito Santo inspirou o colégio cardinalício escolher um Pastor para a sua Igreja. Penso que a esmagadora maioria dos cristãos está contente com esta eleição. O primeiro impacto do Papa Leão XIV está a ser iluminador para o Povo de Deus.

Como Jesus, o Papa desafiou a Igreja a viver a “paz desarmada e desarmante”. Como membro desta Igreja, como posso viver esta paz? O que quis dizer Jesus com esta saudação? A quê que me desafia o papa? Estou em paz? Que paz? Paz que une?

Agradou-me ouvir essa saudação às suas comunidades de origem: os agostinianos e a diocese da Chiclayo. Sempre ouvi dizer que uma pessoa que sabe e aprecia as suas origens, sabe onde está e para onde vai.

Por outro lado, Leão XIV distingue-se claramente do Papa Francisco. A Igreja não precisa de uma cópia do Papa Francisco. A Igreja precisa de um sucessor de Pedro, que ajude a seguir Jesus, Bom pastor, inspirado pelo Espírito Santo. O grande inspirador do Papa Francisco foi o Espírito Santo. Ele é o condutor da Igreja e dos verdadeiros pastores que são colocados à sua frente. Pelas histórias que ouvimos do Papa Leão XIV, deduzimos que ele também é um homem que se deixa conduzir pelo Espírito Santo.

Um teólogo, um canonista…, mas também um homem da emoção, da alegria, do toque… das coisas que transmitem proximidade, empatia, interesse e preocupação com quem se cruza no caminho, ou seja, caridade, fraternidade.

Desejo a este Pastor, agora eleito, cheio de Espírito, que continue a fazer-nos sentir a grandiosidade da Igreja porque templo onde habita Deus, mas também a sua fragilidade porque feita por pessoas… que tem como missão ajudar na superação humana para a perfeição, realização pessoal, ecologia, paz, unidade, eternidade, santidade, ressurreição.

A missão da Igreja continua a ser a de Cristo: que todos tenhamos vida e vida em abundância.

Deixemos inspirar pelo Espírito Santo. Caminhemos com o nosso Pastor!

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter