A arte e a cultura na festa de Proença
As artes e a cultura estiveram em destaque na edição deste ano da Festa do Município de Proença-a-Nova, que se realizou de 9 a 11 de junho, no Parque Urbano Comendador João Martins.
Para além da animação musical, houve também espaço para a promoção daquilo que o concelho tem para oferecer, no que diz respeito às artes e oferta cultural.
Em declarações ao Jornal de Proença, o presidente da autarquia, João Lobo, fez um balanço muito positivo do evento, realçando que “aquilo que era o nosso objetivo principal, de reunir as pessoas, traduzindo naquilo que é a alma proencense, foi alcançado”.
No ano em que o Município comemora as artes, o edil reforçou que a cultura “é um recurso importante para todas as sociedades” e reforçou o papel que a autarquia tem tido, ao longo dos anos, em divulgar os artistas do concelho, de forma a dar a conhecer os seus trabalhos e “potenciá-los como fonte de atratividade para estes territórios”.
Questionado se o tema para o próximo ano já está escolhido, João Lobo contou que “só para o final do ano é que apresentaremos o tema do Ano Municipal e no qual a autarquia se focará na próxima edição da Festa do Município”. Mas salientou que “garantidamente traduzirá aquilo que sempre queremos, que é promover as potencialidades do nosso concelho, que tem muito para oferecer”.
Os Quatro e Meia, António Ataíde e Inês Graça e os DJ Cromos da Noite foram os cabeças-de-cartaz desta edição do evento, que contou ainda com várias atividades ligadas às artes e também com muita animação.
Esta terça-feira, dia 13, celebra-se o Feriado Municipal. O tema central da sessão solene deste ano será a “(E) Imigração”.
Destaque ainda para a inauguração da Área de Acolhimento Empresarial do Vale Porco e do Painel de Azulejos.
*L.F.A.