475º aniversário da Diocese de Portalegre

D. Antonino convocou toda a Diocese de Portalegre-Castelo Branco para celebrar os 475 anos da sua criação da Diocese de Portalegre.
No próximo dia 21 de Agosto, passam 475 anos sobre a data da criação da Diocese de Portalegre.
Ao longo destes quase cinco séculos, muita coisa mudou. O território foi alterado e o nome acrescentado, mas ainda assim há uma ligação clara entre a decisão do Papa Paulo III, versada na bula Pro Excellenti Apostolicae Sedis e a nossa identidade eclesial atual.
O Santo Padre concedeu, a pedido de D. Antonino, por razão desta efeméride, à Catedral de Portalegre, a graça de ser Igreja Jubilar de 21 de agosto de 2023 a 21 de agosto de 2024.
Assim, a Diocese, começará a viver a alegria do perdão e da Misericórdia de Deus, que também seremos convidados a viver, a partir de dezembro, como Peregrinos na Esperança, no Jubileu do Nascimento de Jesus.
Mesmo não sendo a data mais convidativa, 21 de agosto, é um dia assinalável para o qual, com a ajuda dos Conselhos Pastoral e Presbiteral o Sr. Bispo preparou o seguinte programa:
- 16:00: “Documentos fundacionais” por Con. Bonifácio Bernardo
- 16:45 Momento musical
- 17:00 Abertura da Exposição evocativa na Catedral
- 18:00 Abertura do Ano Jubilar e Eucaristia de Ação de Graças
Para este dia estão convidados todos os diocesanos. Mesmo sabendo que é tempo de férias e ausência de muitas famílias.
A partir dessa data, a Igreja Catedral de Portalegre estará disponível para quem, em grupo ou pessoalmente, ali queira peregrinar.
Por arciprestado, estão agendadas peregrinações de modo que a ninguém falte esta oportunidade de renovação e conversão espiritual bem como a oportunidade de ver a Catedral bela como sempre foi e renovada como está agora.
- Abrantes 20 de outubro de 2024
- Castelo Branco 22 de setembro 2024
- Ponte de Sor 6 de outubro de 2024
- Portalegre 15 de setembro de 2024
- Sertã 29 de setembro de 2024
1 Comentário
[…] Para este dia estão convidados todos os diocesanos. Mesmo sabendo que é tempo de férias e ausência de muitas famílias. […]