Largo dos Azevedos em Orvalho

Inauguração do 𝗟𝗮𝗿𝗴𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗔𝘇𝗲𝘃𝗲𝗱𝗼𝘀 𝗻𝗼 𝗢𝗿𝘃𝗮𝗹𝗵𝗼
O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, inaugurou no dia 3 de agosto, o Largo dos Azevedos, em Orvalho.
Esta obra foi suportada pela Câmara Municipal de Oleiros com o apoio do PDR2020 (FEADER).

A requalificação transformou um espaço que, depois dos incêndios de 2017, tinha apenas casas em ruínas num local de lazer e convívio.
O Largo dos Azevedos foi construído com materiais típicos da região, como o xisto.
Está equipado com um forno comunitário, bancos, um bebedouro e um memorial em homenagem aos 15 militares orvalhenses que combateram na Primeira Guerra Mundial e que regressaram sãos e salvos à sua terra natal.

Durante a inauguração, Miguel Marques destacou a importância deste novo espaço para a comunidade e a homenagem prestada aos militares.
“Esta é uma obra que dignifica não apenas Orvalho, mas também o Concelho de Oleiros, transformando por completo esta zona da localidade que, como todos nos recordamos, estava degradada após ter sido atingida por um incêndio”
afirmou o Presidente da Câmara, acompanhado pelo Vice-Presidente da autarquia, Paulo Urbano, e pelo Vereador Filipe Bártolo
Miguel Marques expressou, ainda, a esperança de que o espaço se torne um ponto de encontro e descanso para os habitantes e visitantes.
A cerimónia decorreu durante as festividades de Orvalho e contou com a presença de cerca de duas centenas de pessoas.
Na ocasião, o Presidente da Junta de Freguesia do Orvalho, Luís Roque, relembrou o longo e árduo processo de revitalização do local.
“Faz hoje precisamente sete anos que o fogo invadiu a nossa aldeia, destruindo quatro casas de segunda habitação. Foi um processo longo e difícil, pois tivemos de negociar com mais de 15 proprietários, a maioria residentes em Lisboa e com partilhas por efetuar”
“apoio incondicional do Município na compra das habitações, na elaboração da candidatura, na execução e pagamento da obra”.
destacou Luís Roque
A inauguração contou com a atuação do Grupo de Danças e Cantares Etnográficos do GAIO, que animou o evento e celebrou este novo marco para a comunidade.