Vila de Rei: Idosos aprendem a agir em situações de emergência

O Projeto Viv’Aldeia tem como principal objetivo promover a autonomia e combater o isolamento social da população idosa. Neste sentido, o Viv’Aldeia esteve presente nas associações locais de algumas aldeias de Vila de Rei como: Casais de Baixo; Borda da Ribeira; Fundada; Vilar do Ruivo; São João do Peso; Vale das Casas.
As sessões “Kit de Emergência” foram dinamizadas em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil e os Bombeiros Voluntários de Vila de Rei. O foco incidiu sobre a importância de cada pessoa ter um kit de emergência preparado, especialmente para responder de forma autónoma nas primeiras 72 horas após uma catástrofe.
salienta a autarquia
Durante os encontros, os participantes foram orientados a adaptar o seu kit às suas necessidades pessoais, incluindo itens como: Cópias de documentos importantes; Contactos de familiares e amigos; Água e alimentos não perecíveis; Estojo de primeiros socorros; Produtos de higiene pessoal; Muda de roupa e calçado; Rádio e lanterna a pilhas; Power bank e pilhas suplentes; Dinheiro em numerário.
Além da preparação do kit, foram também abordadas estratégias de prevenção e autoproteção em caso de incêndio — infelizmente, um risco bastante iminente na nossa região, onde também refrescámos a população relativamente ao kit de combate a incêndios florestais.
Os participantes aprenderam também os princípios básicos de primeiros socorros, nomeadamente como agir perante feridas e queimaduras e, os cuidados a ter na chamada de emergência – 112.
A iniciativa contou com a presença de 73 participantes.
