Vila de Rei: Aprovado desconto de 2,5% no IRS e Taxa Mínima de IMI

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou, na sua reunião ordinária de 4 de dezembro, os valores de IRS e Taxa Municipal de Direitos de Passagem a serem aplicados durante o ano de 2026.
À semelhança do que tem já vindo a ser aplicado nos anos anteriores, o Município de Vila de Rei continua a praticar medidas com vista à fixação de pessoas e de empresas no Concelho, praticando baixos valores nos impostos a cobrar.
A participação variável de IRS voltou a ficar estabelecida nos 2,5%, significando um desconto de igual valor na coleta dos contribuintes com domicílio em Vila de Rei. A medida volta assim a contribuir para uma melhor gestão do orçamento familiar dos habitantes do Concelho de Vila de Rei.
informa a autarquia em nota enviada
Foi ainda aprovado que a taxa do imposto municipal sobre imóveis seja fixada pelo valor mínimo legalmente indicado de 0,3%, para os prédios urbanos a cobrar em 2026 e referente ao ano de 2025, assim como a redução da Taxa de IMI , a aplicar ao prédio ou parte de prédio urbano com destino a habitação própria permanente do sujeito passivo e do seu agregado familiar, atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar do proprietário a 31 de dezembro, sendo que o agregado familiar com um dependente tem uma redução de 30,00€, o agregado familiar com dois dependentes tem uma redução de 70,00€ e o agregado familiar com três ou mais dependentes tem uma redução de 140,00.
“Através destas medidas, beneficiamos as pessoas e empresas fixadas no nosso Concelho, através do estabelecimento da carga fiscal mínima legalmente indicada, fomentando o investimento, o desenvolvimento económico local e ao bem-estar das famílias Vilarregenses.”
destaca Paulo César, Presidente da Autarquia Vilarregense
No que diz respeito à Taxa Municipal de Direitos de Passagem, alusiva ao serviço de comunicações eletrónicas, o Município deliberou também a isenção total da mesma.
