Sertã: CPCJ acompanhou 85 crianças em 2021

 Sertã: CPCJ acompanhou 85 crianças em 2021

Em nota enviada à comunicação social, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Sertã informa que em 2021 acompanhou “um total de 85 processos de promoção e proteção de crianças e jovens residentes no concelho da Sertã”. Números que constatam um aumento de casos, uma vez que em 2020 a CPCJ “tinha registado um volume processual de 75 processos”.

Dos 41 casos ativos a 31 de dezembro de 2021, a violência doméstica é a problemática mais sinalizada com 17 processos (41,5%), seguindo-se negligência em segundo lugar com 9 processos (22%).

revela a CPCJ na nota enviada

No comunicado é ainda possível ler que em 2021, “continuou a ser a Autoridade Policial (GNR) a entidade que mais sinalizou crianças e jovens à CPCJ da Sertã, com um total de 21 sinalizações, seguindo-se a entidade Estabelecimentos de Ensino com 13 sinalizações”.

Das atividades realizadas para a promoção e proteção de crianças e jovens, e tendo sido 2021 um ano caracterizado pela situação de pandemia, a CPCJ manteve um atendimento presencial continuado, no entanto, algumas das atividades do Plano de Ação relativo a ações com grupos na comunidade sofreram constrangimentos. Contudo e através do Projeto Adélia, coordenado a partir da Comissão Nacional, a CPCJ da Sertã “encontra-se a construir o Plano Local de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens da Sertã”.

Este processo constituiu importantes momentos de recolha de dados e de diagnóstico, mas também momentos de aproximação e de divulgação da missão da CPCJ da Sertã junto de toda a comunidade. Os resultados serão integrados no Plano Local de promoção dos direitos das crianças e dos jovens da Sertã, em construção.

revela a CPCJ da Sertã

Das atividades realizadas a CPCJ destaca a campanha “Laço Azul”; o“Dia Nacional do Pijama” e as atividades Prevenção do abuso sexual na infância.

Na nota enviada a CPCJ agradece “a todas as crianças e jovens envolvidos em todas as atividades, bem como às famílias, mães, pais e família alargada que tão prontamente colaboram nesta missão de proteger crianças e jovens”.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter