Recuperação de Raposa Vermelha

Raposa-vermelha resgatada em Cebolais de Cima
O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), procedeu no dia 3 de setembro à recolha de uma raposa-vermelha (Vulpes vulpes) no concelho de Castelo Branco.
Durante uma ação de patrulhamento, os militares foram alertados por um popular para a presença de uma raposa ferida na localidade de Cebolais de Cima.
De imediato, o SEPNA deslocou-se ao local e resgatou o animal, que se encontrava ferido, subnutrido e em estado de vulnerabilidade.
Encaminhamento para o CERAS em Castelo Branco
Após o resgate, a raposa foi transportada para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco.
A instituição irá proceder à monitorização do estado de saúde, garantindo os cuidados necessários para a sua recuperação e posterior devolução ao habitat natural.
SEPNA reforça missão de proteção ambiental
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do SEPNA, mantém como prioridade a proteção e preservação da vida selvagem.
O serviço apela à denúncia de situações de risco ambiental ou de maus-tratos a animais, disponibilizando para o efeito a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), em funcionamento permanente, para denúncias ou esclarecimento de dúvidas.
👉 Esta ação reforça o compromisso do SEPNA de Castelo Branco na defesa da natureza, promovendo a segurança e o bem-estar dos animais selvagens e garantindo a preservação dos ecossistemas locais.
