Proença-a-Nova vai celebrar as “Raízes” em 2025
Em 2025 o Município de Proença-a-Nova convida todos os munícipes a celebrar, em conjunto, o Ano Municipal das Raízes, numa programação que considera “direcionada para o destaque e importância das tradições, da gastronomia, da cultura e essencialmente, do espírito comunitário, que continuam a definir o dia-a-dia do concelho”.
Este ano voltará a ser marcado por uma oferta bastante diversificada de eventos, dos quais se destacam os já habituais festivais gastronómicos.
lê-se na nota enviada pela autarquia
Do Festival da Cereja e do Limão, em maio, ao Festival do Peixe do Rio, em julho, ao Festival do Plangaio e do Maranho, em setembro, e ao Mercado dos Sabores de Natal, em dezembro, juntam-se agora o Festival da Caprinicultura, também em maio, e o Festival da Salada de Almeirão, já no mês de janeiro, nos restaurantes aderentes, mantendo-se o Festival D’ Gustar Cereja e o Festival da Tigelada, também nos mesmos moldes dos anterior.
Em todos os casos, de formas diferentes, mas com edições anteriores de reiterado sucesso, justificando a continuada aposta do Município nesta vertente. Como tem sido hábito, a Festa do Município, a realizar de 13 a 15 de junho, continuará a ser o evento de maior relevo do calendário anual, reafirmando-se como a mais fiel demonstração da dinâmica associativa e espírito de convívio do concelho.
destaca a Câmara de Proença-a-Nova
O desporto também terá também um papel de destaque, como é hábito, com atividades para todos os gostos e idades. À oferta disponibilizada pelo Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova, com as aulas de Hidroginástica, Ginástica Sénior, entre tantas outras na Piscina Municipal de Proença-a-Nova e em diversas localidades do concelho, juntam-se também as restantes atividades e eventos.
Entre os destaques do ponto de vista desportivo para 2025 estão o torneio de futebol infantil Proença-a-Nova Cup, o Grande Prémio da Cortiçada, a Corrida das Cerejas, a Taça do Município, o Campeonato de Portugal de Enduro, a Volta ao Vale Serrão, a Descida de Rio, o Torneio de Veteranos, o Passeio Noturno de Bicicleta, o Encontro de Escalada, os eventos organizados pela AFCB em futebol e futsal logo no início do ano, as clássicas corridas da Horizontes – Turismo Desportivo ou qualquer uma das provas a acontecer no Campo de Jogos de Areia da Aldeia da Ruiva, de Voleibol de Praia, Andebol de Praia e Beach Ténis de Praia.
informa a autarquia
Além destes, existem ainda outros eventos, mais regulares ao longo do ano, como são os casos dos Torneios de Ténis, com o Proença Championship Tour a multiplicar-se por diversos encontros ao fim-de-semana, e claro, os tradicionais Passeios Pedestres do Município de Proença-a-Nova, que reúnem ao terceiro domingo de cada mês, em diferentes localidades e pontos do concelho, aquela que é já considerada uma “família dos Passeios Pedestres”, sempre preparada para caminhar com alegria e boa disposição.
De um modo geral, as atividades desportivas e gastronómicas justificam a diversificada aposta por serem consideradas atividades agregadoras de desenvolvimento económico e turístico para o concelho, dinamizando a oferta para as mais variadas faixas etárias.
clarifica a autarquia na nota enviada
Mas nem só de gastronomia e desporto vive o concelho, muito marcado também pelas celebrações locais, a génese das raízes proencenses. Com as inúmeras festas nas aldeias ao longo do verão, verdadeiras expressões vivas do património imaterial do concelho, que, apesar das adversidades, se vão mantendo intactas com o passar do tempo, promovendo a união entre gerações e oferecendo momentos de partilha e fortalecimento dos laços comunitários. Estas celebrações, que no verão de 2025 percorrem grande parte das aldeias do concelho, são complementadas com outras atividades culturais, cuidadosamente encaixadas na programação municipal anual. Entre estas atividades estão, por exemplo, o Encontro Associativo, que em 2025 será realizado na aldeia de Chão do Galego, a Encomendação das Almas, o Encontro de Janeireiros, o espetáculo de Fernando Alvim “Afinal, qual é a ideia Proença-a-Nova?”, ou o Concerto de Tributo a Carlos Paredes, o BiodivSummit, realizado anualmente a 22 de maio, ou o Festival de Teatro, a todos os segundos sábados de cada mês, no Auditório Municipal, entre tantos outros.
Resumindo, Proença-a-Nova será, em 2025, “um palco vibrante de cultura, desporto e tradição. Num ano dedicado às raízes, o concelho reafirma-se como um lugar onde o passado inspira o presente, projetando-se um futuro rico partilhado em comunidade”, finaliza a Câmara Municipal.