Proença-a-Nova: Prejuízos já chegam aos 20/25 milhões de euros (c/som)

 Proença-a-Nova: Prejuízos já chegam aos 20/25 milhões de euros (c/som)

Depois de dois dias sem eletricidade e comunicações o concelho de Proença-a-Nova continua a enfrentar as consequências da tempestade Kristin.

Esta manhã em entrevista ao Jornal de Proença, João Lobo, Presidente da Câmara Municipal, fala em “danos muito grandes” com “largas centenas de habitações afetadas”.

No que à eletricidade diz respeito, o concelho vai registando alguns progressos. João Lobo salienta que “grande parte das linhas de baixa tensão estão muito danificadas” o que leva a que muitas povoações estejam às escuras. O autarca espera que a situação se encontre resolvida até domingo.

Um dos problemas que o concelho se depara neste momento é no fornecimento de água, situação que levou uma vez mais ao fecho das escolas. João Lobo diz que o problema será “progressivamente” resolvida durante o dia de hoje e amanhã. O autarca pediu ainda a toda a população um esforço para o racionamento de água.

João Lobo informou ainda ao nosso jornal que há a registar no concelho alguns feridos leves e 11 desalojados. Situações que foram também prontamente já solucionadas com a ajuda de vizinhos e familiares. Contudo foram realojadas 5 pessoas, 4 no Campo de Férias da Atalaia e 1 na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova.

O autarca informou também que, ainda no dia de hoje, terá lugar com o Ministro da Economia e da Coesão, uma reunião de forma a perceber quais as linhas de apoio por parte do governo central. João Lobo informou também que a própria autarquia irá criar uma linha de apoio como tem feito no caso dos incêndios florestais.

Com equipas no terreno a fazer o levantamento de estragos, e numa primeira avaliação muito geral, João Lobo, fala já em prejuízos entre os “20 e 25 milhões de euros”.

No que toca a acessibilidades, João Lobo garante que todas as povoações “têm acessibilidade”. A autarquia vai agora em conjunto com as Freguesias trabalhar no processo de limpeza dos caminhos vicinais e florestais.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter