Proença-a-Nova: Marca “É Capaz” faz 1 ano com “balanço bastante positivo”

A marca “É Capaz”, chancela dos produtos do BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social (LIIS), assinalou no passado dia 1 de outubro o seu primeiro aniversário e o segundo do início das atividades com os jovens/ adultos deste projeto.
Esta marca é o resultado do trabalho desenvolvido pelo Bioaromas LIIS criado em 2020, um projeto com cariz empreendedor, inovador e inclusivo, que vê na ciência das plantas aromáticas uma forma de ocupação e estímulo das competências funcionais e sociais, que de forma integrada contribuem para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens/adultos.
“O Bioaromas Liis é um projeto fundamental no concelho de Proença-a-Nova, pois, veio resolver uma lacuna no concelho, uma vez que não havia qualquer tipo de resposta para esta população especial. O objetivo é o de promover, através da ciência, a valorização pessoal e integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas, como de outras atividades lúdico-terapêuticas”
afirma Magda Ferreira, uma das técnicas da equipa do Bioaromas LISS
O balanço do primeiro ano de comercialização é bastante positivo e, de acordo com a mesma técnica “têm sido bem aceites pelo público e em diversas encomendas no ano de 2021 foram todas escoadas”.
A curto prazo, a marca “É Capaz” quer chegar a nível regional, participar em feiras e mercados regionais e certificar a produção como biológica. Estão ainda em desenvolvimento novos produtos como bolachas e compotas, confecionados de forma artesanal.
Neste momento o Bioaromas Liis conta com 9 jovens/adultos inscritos e 3 encaminhamentos. Existem vagas para jovens/ adultos se inscreverem no Bioaromas liis, basta contactar o projeto.
As plantas aromáticas e condimentares da marca estão disponíveis para venda ao público nos comércios locais, na loja do CCV da Floresta e no site Proença-a-Nova Origem, e ainda para aqueles que são de Lisboa, na loja no Mercado de Benfica “O Sítio Certo”.
Recorde-se que o BioAromas – Laboratório de Integração e Inovação Social é um projeto financiado pelo Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto, com o apoio do Centro Ciência Viva da Floresta, do Município de Proença-a-Nova e do Seminário do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova.