Proença-a-Nova: Escola recebeu “Ciência para Todos”
A Escola Básica de Proença-a-Nova foi ontem, 13 de janeiro, palco de uma experiência para os alunos e alunas do 4.º ano.
Graças ao programa Cientista Regressa à Escola, desenvolvido pela Native Scientists, e ao apoio da Fundação Belmiro de Azevedo, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o cientista Fernando Manuel Vaz Dias, especialista em Biologia Molecular, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que dinamizou uma oficina prática sobre os pigmentos presentes nas plantas e como a ciência está presente no dia-a-dia.
Este momento único não só despertou a curiosidade científica dos alunos e alunas, como lhes mostrou que a ciência é acessível e está ao alcance de todos, independentemente das condições socio-económicas.
revela a Native Scientists em nota enviada
O Cientista Regressa à Escola tem como missão tornar Portugal o primeiro país onde todas as crianças de 10 anos já conheceram um cientista da sua terra natal. Desta forma os alunos ficaram a conhecer Fernando Vaz Dias, natural da aldeia de Pucariço, em Proença-a-Nova.
“Foi bom constatar a curiosidade das crianças relativamente ao assunto abordado e a expectativa para ‘meterem as mãos na massa’!”
comentou Fernando Manuel Vaz Dias sobre a experiência
Este ano, o programa chega a mais de 25 municípios em Portugal Continental e a todas as ilhas dos Açores e da Madeira, envolvendo cientistas de diversas áreas do conhecimento e garantindo que cada vez mais crianças tenham acesso a experiências práticas e inspiradoras.