Proença-a-Nova: Encontro reforça papel das Associações e prepara comemorações dos 50 anos do Poder Local

O Município de Proença-a-Nova promoveu no passado sábado, dia 3 de janeiro, o 11º Encontro de Associações do concelho, uma iniciativa que voltou a reunir o movimento associativo do concelho.
A tarde de convívio e partilha reuniu 67 participantes, em representação de 34 associações do concelho, reforçando o espírito associativo e a importância do trabalho desenvolvido ao longo do ano.
informa a Câmara de Proença-a-Nova em nota enviada
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou a evolução e o crescimento do associativismo local, sublinhando que atualmente existem cerca de 65 associações ativas no concelho, quando há cerca de 20 anos existiam apenas 20.
“Este crescimento resulta de uma estratégia clara de apoio às associações, quer do ponto de vista financeiro, quer ao nível das infraestruturas e dos espaços que utilizam”.
referiu
O autarca salientou ainda o papel essencial das associações em territórios como Proença-a-Nova, enquanto espaços de partilha, convívio, reivindicação e proximidade, fundamentais para vencer a solidão e fortalecer as comunidades locais.
Enquadrando o encontro no contexto de 2026, ano em que se assinalam os 50 anos do Poder Local Democrático, João Lobo reforçou a ligação histórica entre o associativismo e o 25 de Abril, momento a partir do qual o Estado passou a reconhecer legalmente o direito das pessoas se organizarem para promover o desenvolvimento das suas comunidades.
“O Encontro de Associações tem como objetivo criar rede entre associações, promover o conhecimento mútuo e reforçar laços. Muitas vezes estamos próximos fisicamente, mas não nos conhecemos. Este encontro serve também para dar a conhecer o calendário de eventos do Município para 2026 e a exposição dedicada ao Poder Local Democrático, refletindo a ideia de que as associações devem ser espaços de partilha, coesão territorial e luta contra a solidão”
concluiu
Após a intervenção do presidente da autarcia, Joana Pereira, coordenadora do Programa de História na Esfera Pública, apresentou o tema “O Governo de Todos Nós – 50 anos do Poder Local Democrático em Proença-a-Nova”. Seguiu-se ainda a intervenção do vice-presidente da Câmara Municipal, João Manso, que anunciou e explicou o Calendário de Eventos do Município para 2026.
O programa integrou ainda seis intervenções de associações do concelho: Aplausos Completos; Associação Motociclista Movimento Centro; Associação para o Desenvolvimento de Sobral Fernando; Centro Social do Vale da Ursa; Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova; e a Companhia de Teatro de Montes da Senhora.
O encontro prosseguiu com um segundo painel de partilha entre associações, através da dinâmica de grupo “Carta Associativa do Futuro”, terminando com um lanche convívio que reforçou o espírito de proximidade e cooperação entre os participantes.
