Proença-a-Nova: E-Redes instala 5 geradores no concelho (c/som)

 Proença-a-Nova: E-Redes instala 5 geradores no concelho (c/som)

Quase uma semana depois da passagem da tempestade Kristin há cerca de 850 pessoas ainda sem acesso a energia no concelho de Proença-a-Nova. Os dados são divulgados ao Jornal de Proença pelo autarca João Lobo. Segundo o mesmo, na manhã desta segunda-feira, 2 de Fevereiro, o concelho tinha ainda 41 postes de transformação fora de serviço.

O autarca informou ainda que se iniciou hoje a restauração das linhas de baixa tensão.

Uma das zonas que continua às escuras é a zona das Cimadas e Vergão. Situação que segundo João Lobo será resolvida com a instalação, por parte da E-Redes de 5 geradores nos Postos de Transformação destas duas localidades.

Assumindo que o processo será “mais lento” a partir de agora, João Lobo explicou que é normal que as pessoas se questionem o porquê da mesma localidade haver ruas com luz e outras às escuras. Situação que se justifica pelas linhas de baixa tensão atingidas.

O autarca aproveitou ainda para deixar um alerta à população pois podem existir cabos elétricos energizados em linhas derrubadas. Alerta-se a população para que não circule com viaturas nem se aproxime de cabos de energia que se encontrem em contacto com o solo ou em situação de risco.

João Lobo informou ainda que além da reunião desta tarde em Leiria, com a já Estrutura de Missão, criada pelo governo, o concelho de Proença-a-Nova irá receber, ao final do dia, uma reunião entre os autarcas da Beira Baixa e o Secretário de Estado da Energia, juntamente com o Presidente do Conselho da Administração da E-Redes no “sentido de percebermos os próximos dias”.

Já em relação à reposição das telecomunicações, João Lobo explicou que o processo “será ainda mais longo” pois há torres “que também ruíram e além disso precisam de ser alimentadas também de energia” já para não falar da quebra dos cabos destas estruturas que também precisam de ser repostos.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter