Proença-a-Nova: Bênção dos catecismos

 Proença-a-Nova: Bênção dos catecismos

Na missa do domingo XXVII do tempo comum, 13 de Outubro, na igreja de Proença-a-Nova, aconteceu a bênção dos catecismos e dos guias dos catequistas, que com todos os fiéis presentes na assembleia celebrativa foram aspergidos com água benta.

Antes da aspersão com água benta, o rito litúrgico de Bênção dos Catecismos iniciou-se com o momento de oração em invocação de «Deus bondade infinita cuja palavra santifica» e a súplica de bênção dos catequistas com «os dons da inteligência e da sabedoria, e a verdadeira fé, para que na missão de catequistas saibam dar os ensinamentos na fidelidade ao Evangelho e o testemunho autêntico de Jesus Cristo». Na prece de bênção divina das crianças, adolescente e jovens em catequese de iniciação na fé cristã pediram-se «os dons da inteligência, da sabedoria e do temor de Deus, para que pela descoberta da fé, pelo conhecimento da Palavra de Deus e no encontro com Jesus Cristo, cresçam em sabedoria, estatura e graça, para bem viverem à imitação de Jesus Cristo».

Na homilia, o sacerdote celebrante, Padre Luís Manuel Bairrada, lembrou que a família é a primeira escola de catequese e os pais em particular são os primeiros responsáveis pela educação cristã dos seus filhos. A propósito, disse que a iniciação das crianças, adolescentes e jovens na fé e desenvolvimento da educação cristã é assim feita também pela catequese oferecida pela Igreja e complementada pelas aulas de EMRC- Educação Moral e Religiosa Católica. Portanto, todos os que frequentam a catequese na Igreja devem também frequentar as aulas de EMRC na sua escola de ensino obrigatório.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter