Oleiros: Município adquire veículos elétricos de apoio à mobilidade
Pelas condições de trabalho

Reflexão
Este mês, rezemos para que, através do trabalho, toda a pessoa se realize e sejam sustentadas as famílias com dignidade, tornando a sociedade mais humana.
O Papa Francisco destaca a importância do trabalho não apenas como meio de subsistência, mas como uma via para a realização pessoal.
Para o Santo Padre, o trabalho digno é um elemento-chave para construir uma sociedade mais humana e justa.
Um emprego que respeita a dignidade humana contribui para a coesão social, reduz a desigualdade e promove a paz e a estabilidade.
O Papa criticou diversas vezes as práticas laborais exploradoras, como a escravidão moderna e a precarização do emprego, mas também a busca de lucros à custa dos trabalhadores.
Por isso propõe um modelo económico que dê prioridade ao desenvolvimento humano integral, assegurando que todos tenham a oportunidade de prosperar, de modo a que as famílias vivam com dignidade.
O Papa evidencia o valor da solidariedade e da responsabilidade social, tanto das empresas quanto dos consumidores, para promover práticas laborais justas. Isso inclui apoiar políticas que fomentem o emprego digno e consumir de maneira a respeitar o trabalho humano.
«Que as vozes dos pobres sejam escutadas neste tempo de preparação para o Jubileu (2025) que, segundo o mandamento bíblico, restitui a cada um o acesso aos frutos da terra…
Tudo isto será possível se formos capazes de recuperar o sentido de fraternidade universal, se não fecharmos os olhos diante do drama da pobreza crescente que impede milhões de homens, mulheres, jovens e crianças de viverem de maneira digna»
(Papa Francisco)
A tecnologia deve servir o bem comum e respeitar a dignidade intrínseca de cada pessoa. Tal implica um uso ético da tecnologia, que não degrade nem desumanize as pessoas, mas contribua para o seu bem-estar e desenvolvimento integral.
Atitudes
Promover um trabalho que humanize
O que podes fazer para que o emprego seja digno e para que o pão ganho com dignidade chegue às famílias? Consegues ajudar de forma concreta uma família que sofre com o desemprego? O teu testemunho e forma de estar responsável no trabalho podem ajudar muito.
Favorecer ambientes de colaboração
Cuidas do teu trabalho e das relações com os teus colegas? Lembra-te que és membro de uma comunidade. Se fizeres bem a tua parte, estás a fazer com que o todo funcione e a criar mais empregos para os outros.
Conhecer e contribuir com os meus talentos
Tu és único e irrepetível. Conheces os teus dons? Colocas os teus dons ao serviço dos outros no teu trabalho? Deus conta contigo para que os faças render para bem de todos.
Partilhar o aprendido
Partilhas o que recebeste de Deus na tua família e nos lugares por onde passas? O que foste aprendendo é para ser oferecido, especialmente àqueles que precisam de aprender a ganhar a vida. Pensa numa forma concreta de mudar a realidade à tua volta.
Cuidar da justiça no trabalho
Abre os teus olhos. Quem, à tua volta, precisa de ajuda, de um trabalho digno? Pergunta ao Senhor o que podes fazer para que a fraternidade não seja apenas uma utopia, pelo menos para aqueles que estão mais perto de ti.
