Oleiros apresentou eventos para 2026

 Oleiros apresentou eventos para 2026

O Município de Oleiros apresentou recentemente a sua Agenda de Eventos para 2026. Uma programação anual que segundo a autarquia é “pensada para dinamizar o Concelho, atrair visitantes e reforçar o impacto do turismo na economia local”.

Esta é uma estratégia que para a autarquia “surge num contexto de crescimento sustentado do turismo em Oleiros, verificado entre 2020 e 2025”.

“Em 2020, o Concelho de Oleiros tinha 88 camas e registou 8.787 dormidas. Em 2025, o número de camas passou para 140 camas e, não estando concluído todo o processo de recolha de dados, o nosso Concelho já regista 17.620 dormidas na rede de unidades e alojamentos turísticos. Trata-se de um aumento de 100 por cento. Este aumento reflete uma maior capacidade de retenção dos visitantes e um reforço do impacto económico do turismo local.”

destacou Paulo Urbano, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros

Estes dados mostram não só um aumento da procura turística, mas também uma maior permanência média dos visitantes no concelho, que passou de cerca de um dia e meio para três dias e meio, com efeitos positivos diretos na restauração, no comércio local e nos serviços.

“Em termos de receita para a economia concelhia, em 2020 – ano de pandemia – esse valor cifrou-se nos 312 mil euros e, em 2025, já ultrapassou os 2,2 milhões de euros”

indicou Paulo Urbano

Na apresentação da Agenda de Eventos, o Vice-Presidente explicou ainda que “o crescimento do turismo em Oleiros é claro e consistente, mas obriga-nos também a criar uma programação organizada que ajude a manter esta dinâmica ao longo de todo o ano”.

Em nota enviada a autarquia explica ainda que a Agenda de Eventos para 2026 responde “a esta necessidade, funcionando como um instrumento estratégico para consolidar a procura turística, reduzir a sazonalidade e valorizar o território”.

“Esta agenda foi pensada para os Oleirenses, para quem nos visita e para os nossos emigrantes, apostando em eventos que criem razões para vir a Oleiros fora da época alta e que contribuam para a economia local. O alinhamento entre a calendarização de eventos e a capacidade de acolhimento existente permite maximizar o efeito multiplicador do turismo, garantindo uma utilização mais eficiente das infraestruturas e recursos locais”

sustentou Paulo Urbano

A programação está organizada em cinco grandes áreas — promoção do território, natureza e desporto, cultura e artes, gastronomia e tradições locais, e comunidade — e inclui eventos distribuídos ao longo de todo o ano.

Nesta agenda, verifica-se o regresso de eventos que tiveram uma adesão considerável do público, como o “Oleiros Night Run” e “10 Freguesias, Novas Experiências”, em maio, junho e novembro, numa componente de percurso pedestre com várias vertentes sobre a aldeia visitada.

Mantém-se no calendário a realização do Trilho Internacional dos Apalaches e do III Himalaias Trail que têm registado uma procura crescente, assim como eventos culturais: a Feira do Livro, o FestivOl, os “Fados no Largo” nos meses de verão em todas as Freguesias, aproveitando o regresso dos emigrantes.

A XIV Feira do Pinhal, que vai decorrer de 30 de julho a 2 de agosto, está a ser preparada com novidades. O Presidente do Município, Miguel Marques, anunciou uma “reavaliação do certame, com uma maior presença dos agentes económicos locais, nomeadamente da fileira da floresta”.

A gastronomia e os produtos identitários do Concelho assumem também um papel central, com iniciativas como o Festival do Cabrito Estonado e a Mostra de Frutos de Outono, que valorizam a tradição e reforçam a identidade local.

Ao mesmo tempo, o plano integra eventos de forte participação comunitária, como a Semana Sénior, o Carnaval e o Natal nas Aldeias, encerrando o ano com a iniciativa Magia de Natal e o espetáculo de fogo de artifício na passagem de ano.

No âmbito da promoção externa, o Município volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e na Feira Internacional do Artesanato (FIA), reforçando a divulgação do concelho enquanto destino turístico.

A Galeria Municipal vai manter uma programação cultural constante ao longo do ano, com iniciativas como “A minha coleção”, “D. Carlos na Beira Baixa: Memória de uma visita real” e “Saber fazer Abril, sempre”, entre outras

A finalizar, o Presidente da Câmara Municipal referiu que o concelho de Oleiros conta com associações muito dinâmicas, que desempenham um papel essencial na vida local e desafiou o movimento associativo a realizar, “numa freguesia do Concelho este ano” o primeiro Encontro de Associações.

Miguel Marques apelou a que estas “possam marcar presença nas iniciativas municipais, com atividades ou stands próprios”, reconhecendo, contudo, as dificuldades e limitações de tempo enfrentadas pelos elementos dirigentes.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter