Oleiros: Apresentação de BD marca Feira do Livro

De 8 a 11 de maio, o Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, recebeu mais uma edição da Feira do Livro de Oleiros, dinamizada pelo Município de Oleiros em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), voltando a reunir leitores de todas as idades, numa verdadeira celebração da literatura e da cultura local.
A edição de 2025 ficou marcada pela apresentação da banda desenhada “O Descobrimento do Tibete – A saga do Padre António de Andrade”, editada pelo Município de Oleiros.
No evento contabilizaram-se cerca de 500 livros vendidos, com especial destaque para as obras infantis e juvenis, para além do facto de ter apresentado um leque diversificado de títulos e temáticas para todos os públicos, cumprindo o propósito desta iniciativa: promover hábitos de leitura e aproximar a comunidade ao universo dos livros.
afirma a autarquia em nota enviada
Ao longo dos quatro dias, o público pôde adquirir livros e participar em diversas atividades. Um dos momentos altos da programação da Feira do Livro de 2025 foi a apresentação da banda desenhada “O Descobrimento do Tibete – A saga do Padre António de Andrade”, da autoria de Joaquim Magalhães de Castro e com edição a cargo do Município de Oleiros. Perante uma plateia composta maioritariamente por crianças e jovens do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), o autor deu a conhecer a história do ilustre missionário jesuíta. No final, cada aluno recebeu um exemplar da obra, oferecido pelo Município de Oleiros, representado pelo Vice-Presidente Paulo Urbano.
“Falamos tanto em promover o Interior que esta é uma forma de enaltecer heróis de carne e osso, ligados a aldeias e vilas, que fizeram coisas incríveis pelo Mundo fora e que ninguém os conhece”, referiu.
afirmou o autor Joaquim Magalhães de Castro
A obra, ilustrada por Rafael Antunes, pretende facilitar a transmissão da epopeia do Padre António de Andrade num registo acessível aos mais jovens.
“O lançamento desta publicação é mais um passo no caminho da divulgação da notável epopeia do Padre António de Andrade, o que temos vindo a empreender. O Padre António de Andrade já é a figura central do filme promocional de Oleiros, premiado em concursos internacionais. Para além disso, o Município vai organizar em setembro a 2.ª edição do Himalaias Trail, que também presta homenagem ao Padre António de Andrade. Temos trilhado um caminho de não deixar que o seu feito caia no esquecimento”
destaca Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros
Na noite de sexta-feira, o Sarau Cultural, dinamizado pelos alunos do AEPAA, voltou a encher o Multiusos de música, dança e talento, num ambiente de grande envolvimento da comunidade.
“É um gosto ver este pavilhão cheio e com tantas crianças. Hoje podemos orgulhar-nos de dizer que todas as crianças do nosso Concelho podem ter a sua formação superior com o apoio do Município, nomeadamente com o pagamento das propinas e também das bolsas de estudo. É um investimento que a Câmara Municipal está a fazer e que certamente terá o seu retorno.”
destacou o autarca
Já o Diretor do AEPAA, Filipe Domingues, reforçou a importância de incentivar a leitura.
