Mário Faísca em Alvito da Beira

 Mário Faísca em Alvito da Beira

“O Palhaço que há em nós” exibido em Proença-a-Nova: curta já premiada em 43 países

No passado dia 13 de agosto de 2025, a praia fluvial de Alvito da Beira (concelho de Proença-a-Nova), acolheu a apresentação da curta-metragem “O Palhaço que há em nós”, integrada nas comemorações dos 40 anos de carreira de Mário Faísca.

A ideia destas sessões partiu do próprio artista e contou sempre com o apoio do Município de Proença-a-Nova, que se tem mostrado disponível para incentivar este tipo de iniciativas culturais.


Um espetáculo diferente e próximo do público

O evento teve uma receção calorosa. Mário Faísca destacou a surpresa de ver o público na Praia da Cerejeira, onde muitas pessoas até levaram cobertores para assistir confortavelmente à exibição.

Segundo o artista, a decisão de levar o espetáculo “fora da sala de espetáculos e para uma praia fluvial do concelho” deu-lhe uma abordagem única, próxima da comunidade e com um ambiente distinto.

O formato inclui três momentos:

  1. Projeção da curta-metragem;
  2. Números ao vivo protagonizados pelo Palhaço Faísca;
  3. Encontro final com o homem por detrás da personagem.

A próxima sessão está marcada para 20 de agosto, na Praia Fluvial da Fróia.


Uma curta com reconhecimento internacional

Realizada por Eduardo Rolabo, filho de Mário Faísca, a curta “O Palhaço que há em nós” soma já prémios em 43 países, incluindo distinções na Índia, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha e Portugal (2 prémios)…

Face ao êxito da obra, o realizador revelou estar a considerar um filme mais completo sobre a vida e a obra do pai, de forma a registar para o cinema a história do palhaço que tem marcado gerações.

👉 Leia também: Mário Faísca celebra 40 anos de carreira.


Novos projetos para celebrar 40 anos de carreira

Durante o encontro com o Jornal de Proença, Mário Faísca anunciou que está a preparar um espetáculo comemorativo mais direcionado para adultos, que irá juntar magia, poesia, esperança e uma mensagem social.

O artista destacou ainda os momentos mais marcantes da sua carreira, salientando o trabalho realizado com crianças no Instituto Português de Oncologia (IPO):

“Foram experiências que me interpelaram profundamente, porque consegui dar às crianças momentos mais descontraídos em pleno cenário de dor.”

Confessou, no entanto, ter sentido maior dificuldade em trabalhar com idosos, dada a peculiaridade das suas situações vitais.


Um legado de riso e emoção

Com quatro décadas de carreira, Mário Faísca continua a inovar e a procurar novas formas de levar a sua arte ao público.

O palhaço que marcou gerações assume-se não apenas como uma figura de entretenimento, mas como um símbolo de esperança, humanidade e proximidade.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter