Igreja: Diocese representada por 120 jovens no Jubileu Jovem, em Roma

 Igreja: Diocese representada por 120 jovens no Jubileu Jovem, em Roma

Sob a coordenação do Secretariado Diocesano da Juventude e das Vocações, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco, esteve presente em Roma, para a realização do Jubileu da Juventude.

No total marcaram presença cerca de 120 jovens oriundos de Paróquias como Abrantes, Portalegre, Castelo Branco, Constância, Mouriscas, Montalvo e Sertã. Entre eles estiveram cinco sacerdotes, alguns consagrados e catequistas.

Nesta grande aventura de esperança, os jovens, além de participarem no programa oficial do Jubileu, sendo o primeiro grande encontro do Papa Leão XIV com os seus jovens, todos os peregrinos portugueses realizaram um encontro com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, proporcionando-lhes “um momento de comunhão”, a passagem pela Porta Santa e por algumas basílicas, visitando também as igrejas das quais os cardeais portugueses são titulares, em cada uma com momentos de diálogo, música e exposição, oração.

Numa mensagem deixada a todos os jovens participantes, Antonino Dias, Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, agradece a todo o Secretariado Diocesano aos jovens pelo testemunho e pede-lhes que não tenham medo.

“Não tenhas medo! Anda daí, muita gente aguarda a tua generosidade e talento na alegria de servir com amor. O teu Bispo, em jubilosa esperança, agradece o teu testemunho de vida, bem como agradece a generosa dedicação do Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações, na pessoa da Irmã Fernanda, dos sacerdotes e leigos que te acompanham. Força, ficamos unidos na oração, desejando que te animes a ir mais além, em fidelidade ao lema latino: Plus ultra!”

lê-se na mensagem divulgada nas redes sociais

O Bispo Diocesano pede ainda que se agradeça o passado vivido e se viva o presente com “paixão” para “abraçar o futuro”.

“Sem olhar para trás, importa agradecer o passado com orgulho, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança pelos caminhos da fé e da comunhão com Deus e com os outros, com entusiasmo e alegria, sendo missionário de Cristo em cada passo da vida. Foi assim que Jesus nos ensinou na sua peregrinação da Galileia a Jerusalém. Experimentou a dureza e as alegrias do caminho, terminou na paixão e morte, sim. Mas ressuscitou, está vivo e quer que sejas feliz, coisa que também depende de ti”.

O Jubileu dos Jovens contou com 11 527 participantes portugueses, a maior delegação num evento do género, no estrangeiro.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter