Sertã: Repavimentação de arruamentos no Outeiro da Lagoa condiciona trânsito
Faleceu a Irmã Fernanda Maria de S. José

A Vigararia Clero Vocações Ministérios da Diocese de Portalegre-Castelo Branco informou que faleceu a Irmã Fernanda Maria de S. José – Mosteiro de Montalvo.
“Com pesar, mas também com a esperança cristã que brota da Páscoa, comunicamos que no dia 11 de agosto (Dia de Santa Clara), ao entardecer, no Hospital de Abrantes, o Senhor chamou para Si a Irmã Fernanda Maria de S. José, da Ordem de Santa Clara, do Mosteiro de Montalvo.
A Irmã Fernanda nasceu a 10 de dezembro de 1938, em S. Tiago de Litém, concelho de Pombal, Diocese de Coimbra. Ainda muito jovem, consagrou inteiramente a sua vida a Deus nas Irmãs Franciscanas Escravas da Eucaristia e da Mãe de Deus.
Com um profundo amor à Sagrada Eucaristia e ao desejo de reparar o “Amor não amado” no Santíssimo Sacramento, ingressou nas Irmãs Pobres de Santa Clara (Clarissas) em 17 de setembro de 1988.
Silenciosa e serena no exterior, a sua vida interior ardia em gratidão e amor a Cristo presente na Eucaristia. Para a Irmã Fernanda, olhar para a morte era olhar através da Páscoa de Jesus, pressentindo e experimentando já a comunhão com Deus e a alegria do Céu.
“Terás tu medo de, dando-te, te perderes? Perder-te-ás, sim, mas se recusares fazer dom de ti.” – Santo Agostinho
Amar o “Não-Amado” e acolher o dom da Eucaristia foram o coração da sua vida consagrada.
Exéquias
As cerimónias fúnebres realizar-se-ão amanhã, 13 de agosto, pelas 09h00, no Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, Montalvo, presididas por S. Ex.ª Rev.ma D. Antonino Dias.
O corpo seguirá depois para o Cemitério local.
Palavras de Santa Clara antes de morrer – que certamente a Irmã Fernanda leva consigo neste encontro com o Senhor:
“Vai serena, alma minha, porque Aquele que te criou, te predestinou como Esposa Bem-Amada. Caminha segura, que levas boa escolta para o caminho e o teu Esposo te espera com a coroa da eternidade.”
Às Irmãs Clarissas, a nossa oração e condolências, na esperança luminosa que a fé nos concede.
Que Deus conceda à nossa Diocese muitas santas vocações, cheias de amor à Eucaristia.