Diocese PCB: Cáritas apoiou famílias e “muitas pessoas” sem casa

 Diocese PCB: Cáritas apoiou famílias e “muitas pessoas” sem casa

A Cáritas apoiou oito famílias em Castelo Branco e “muitas pessoas sem casas” na Sertã, zonas onde ocorreram “casos complicados”, na sequência da tempestade Kristin, disse hoje à agência Lusa um responsável da instituição.

O presidente da Cáritas Diocesana Portalegre-Castelo Branco, Nuno Brito, indicou que foi necessário apoiar oito famílias em Castelo Branco, tendo as mesmas sido realojadas em casas de acolhimento do município.

A Cáritas equipou as habitações com móveis, eletrodomésticos e bens de primeira necessidade, precisou o mesmo responsável, indicando que foi preciso também dar respostas noutras zonas, como Proença-a-Nova, Vila de Rei e Cernache do Bonjardim.

Nuno Brito realçou que foi também “particularmente difícil” a situação vivida na Sertã, no distrito de Castelo Branco: “Há muitas pessoas sem casas. Estão alojadas no Pavilhão dos Escuteiros e a Cáritas deu resposta com bens de primeira necessidade e roupas”.

Após esta situação, estando as “preocupações da diocese resolvidas ou encaminhadas”, Nuno Brito indicou que o foco segue agora no sentido do apoio à rede da Cáritas.

Nesse sentido, a Cáritas de Portalgre-Castelo Branco tem em curso uma campanha, na sua sede, até quinta-feira, que apela à doação de produtos de higiene pessoal e de limpeza, leite, fraldas e toalhetes para as crianças.

Estes produtos vão ser, depois, entregues na sexta-feira na Diocese de Leiria-Fátima, segundo Nuno Brito.

“Entretanto, vamos ter hoje à tarde uma reunião com todas as Cáritas e, depois, Leiria, vai fazer o ponto da situação e vai dizer quais os bens de que mais necessitam nesta altura”, acrescentou.

Nuno Brito sublinhou ainda que a Cáritas está no terreno a fazer “assistência útil de proximidade”, estando os respetivos párocos, equipas de ação social e grupos paroquiais organizados a participar nesta missão de apoio às famílias afetadas.

“Esta é a nossa função, é a nossa missão. A nossa missão é ajudar e assistir todos aqueles que precisam de ajuda”, frisou.

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter