D. Pedro encontra-se com os Diáconos


O Bispo D. Pedro Fernandes encontrou-se com os Diáconos da diocese de Portalegre-Castelo Branco.
O encontro aconteceu na vila de Proença-a-Nova, durante a tarde do dia três de Janeiro.
Registou-se a participação de um dos dois Diáconos em Ordem ao Sacerdócio, de onze dos treze diáconos permanentes e também estiveram presentes nove das respectivas esposas de diáconos permanentes.
Participaram também três sacerdotes, párocos de Portalegre, Proença-a-Nova e Sertã.
Este encontro foi oportunidade para o Sr. Bispo conhecer pessoalmente cada diácono permanente e esposa / família, e também momento de diálogo franco e aberto em que foram expressas sensibilidades, preocupações, alegrias e angústias no exercício do múnus diaconal, partilharam-se reflexões, sentidos e dinâmicas do ministério Diaconal, e apontaram-se caminhos para o diaconado, menos supletivo, mais activo e verdadeiramente centrado na caridade, no ensino e anúncio da Palavra e no serviço litúrgico.

Na conversa foi sobremodo relevado o importante papel das esposas dos diáconos, elemento familiar muito na retaguarda, mas suporte e facilitador da realização do ministério pelo diácono permanente.
Às dezoito horas seguiu-se a missa de comunidade na Igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção (Proença-a-Nova), presidida pelo Bispo com a concelebração de outros seis presbíteros e dos doze diáconos participantes no encontro.
A celebração foi jubilosamente animada pelo coro infantil da catequese paroquial ensemble com “a banda da missa” e uma expressiva e fervorosa assembleia de fiéis que encheu a igreja.

No contexto da solenidade da Epifania do Senhor, assinalou-se o aniversário de ordenação de Diáconos Permanentes na diocese, ocorrida nas datas seguintes: 05-01-1997 (5 Diáconos); 6-1-2001 (4 Diác.); 22-4-2001 (1 Diác.): 12-2-2006 (2 diác.); 2-1-2022 (4 Diác.).
NA homilia, o Bispo D. Pedro exortou a assembleia e cada um a ler os sinais que Deus nos dá para o encontro com Ele, a seguir a estrela que nos leva a Jesus e a fazer-se estrelinha na fé para o próximo.
O encontro culminou com o jantar-convívio no Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue.
Foi ainda deliberado que esta modalidade de encontro do Bispo Diocesano com os Diáconos passará a ter realização anual, no sábado da Epifania do Senhor.
