Cuidar da Casa Comum

 Cuidar da Casa Comum

O apelo do Papa Leão XIV em setembro

Neste mês de setembro, o Papa Leão XIV pede a todos que rezem “pela nossa relação com toda a criação”, sublinhando que “todas as criaturas são amadas por Deus e dignas de amor e respeito”.

O pedido insere-se no Tempo da Criação, que decorre entre 1 de setembro e 4 de outubro, coincidindo com o 800.º aniversário do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e com o 10.º aniversário da Carta Encíclica Laudato si’.


Um convite a cuidar da Casa Comum

No vídeo divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa, o Santo Padre pede:
“Ajuda-nos a descobrir a Tua presença em toda a criação, para que… nos sintamos e saibamos responsáveis por esta Casa Comum na qual nos convidas a cuidar, respeitar e proteger a vida.”

Para o Papa Leão XIV, a justiça ambiental é uma necessidade urgente e inseparável da fé cristã.


A destruição da natureza e os mais pobres

Na Mensagem para a Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Papa sublinha que a destruição da natureza afeta sobretudo os mais pobres, tornando-se “uma questão de fé e de humanidade”.

A mensagem reforça o compromisso da Igreja em sensibilizar para a defesa do ambiente, numa perspetiva de solidariedade global.


Uma visão inspirada em São Francisco de Assis

O Pe. Cristóbal Fones, sj, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, destaca que esta intenção recorda a interligação do mundo:

  • O bem-estar humano está ligado ao bem-estar dos outros seres vivos;
  • O estado de saúde do planeta é decisivo para a vida em todas as suas formas.

Segundo o sacerdote, São Francisco de Assis continua a inspirar um estilo de vida mais simples, fraterno e sustentável, em harmonia com a natureza e com Deus.

*Fonte: redemundialdeoracaodopapa.pt; IA

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter