Conselho Presbiteral reúne-se com o novo Bispo de Portalegre-Castelo Branco

Realizou-se no dia 25 de novembro de 2025, em Portalegre, uma sessão extraordinária do Conselho Presbiteral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, convocada na sequência da tomada de posse de Dom Pedro Alexandre Fernandes como novo Bispo da Diocese.
A reunião iniciou-se com uma breve apresentação de todos os membros do Conselho, que deram as boas-vindas ao novo Bispo.
Seguiu-se a intervenção dos Arciprestes, que apresentaram a realidade pastoral dos cinco Arciprestados que compõem a Diocese: Abrantes, Castelo Branco, Ponte de Sor, Portalegre e Sertã.
Esta partilha permitiu oferecer ao novo Pastor uma visão clara das especificidades, desafios e potencialidades de cada território.
Num ambiente marcado pelo diálogo e pelo conhecimento mútuo, Dom Pedro Alexandre Fernandes partilhou a sua própria história de vida e o seu percurso como missionário da Congregação do Espírito Santo, com destaque para a sua missão na Guiné e em Moçambique.
Sublinhou ainda o papel determinante do discernimento vocacional na sua caminhada e no serviço à Igreja.
Interpelado pelo Conselho Presbiteral sobre as expectativas para o seu ministério episcopal na Diocese, o Bispo apontou algumas linhas orientadoras que integram um caminho de discernimento pastoral em chave sinodal, sublinhando que este desafio é transversal à Igreja universal.
Devolvendo a questão aos conselheiros, ouviu várias sugestões e contributos relevantes para o exercício do seu serviço episcopal.
A reunião prosseguiu com a apresentação de diversas iniciativas pastorais já programadas para os próximos meses.
Antes do encerramento, foi também assinalado o 25.º aniversário da Ordenação Episcopal de Dom Antonino, que se celebra a 21 de janeiro de 2026, tendo sido discutida a forma de celebrar condignamente esta data significativa para a Diocese.
*Conselho Presbiteral Portalegre-Castelo Branco
