Carla Saragoça: Embaixadora na Austrália

 Carla Saragoça: Embaixadora na Austrália

Carla Saragoça e o Presidente da Câmara de Hattersheim Am Main, Klaus Schindling

Dos Vales de Cardigos para a Austrália

O ano de 2026 começa da melhor forma, com a publicação do Decreto do Presidente da República n.º 1/2026, de 2 de janeiro, que nomeia Carla Manuela Lourenço Saragoça para o cargo de Embaixadora de Portugal em Camberra, Austrália.

Este decreto assume particular relevância por ser o primeiro decreto presidencial publicado em 2026, sublinhando a importância desta nomeação para a diplomacia portuguesa.


Raízes nos Vales de Cardigos

A Dr.ª Carla Saragoça nasceu em Moçambique, a 4 de junho de 1970, tendo vindo ainda jovem viver para os Vales, na freguesia de Cardigos, concelho de Mação, com os seus pais, Manuel Saragoça, natural da Chaveira, e Darlinda, natural dos Vales.

Foi nesta região que realizou o ensino básico, preparatório e secundário, frequentando estabelecimentos de ensino nos Vales e em Proença-a-Nova, mantendo uma forte ligação às suas origens.


Formação académica e carreira diplomática

Carla Saragoça é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e possui pós-graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa.

Diplomata de carreira desde 1996, desempenhou diversas funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Ao longo da sua carreira, assumiu responsabilidades em áreas políticas, económicas, consulares e administrativas, demonstrando uma experiência sólida e diversificada no serviço diplomático.


Um motivo de orgulho para a região

A nomeação de Carla Saragoça para Embaixadora de Portugal na Austrália é motivo de orgulho para a região, em particular para os Vales, Cardigos e Proença-a-Nova, que veem uma das suas ser reconhecida ao mais alto nível do Estado português.


Votos de sucesso

Endereçamos os nossos parabéns à nova Embaixadora e desejamos os maiores sucessos no desempenho das suas novas funções, certos de que continuará a dignificar Portugal além-fronteiras.

👉 O decreto pode ser consultado no Diário da República, através do Decreto do Presidente da República n.º 1/2026.

*Fonte: António Manuel M. Silva; IA

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter