X Encontro das Famílias: redes sociais

 X Encontro das Famílias: redes sociais

O casal brasileiro de Florianópolis, Gustavo Huguenin e Fabíola Goulart, conduziram um painel no primeiro dia do Congresso Teológico Pastoral do X Encontro Mundial das Famílias com a seguinte questão: “Redes sociais: um ‘ambiente’ para os nossos filhos?

“Nós buscamos esse discernimento através de três palavras: identidade, diálogo e testemunhoIdentidade de fortalecer quem nós somos, saber os nossos valores, o que nós carregamos e que vai ser como um escudo para os jovens e para as famílias estarem nas redes sociais; e talvez ouvirem vozes externas e não serem afetadas elas. Diálogo para os pais saberem que está acontecendo com os filhos; dos filhos ajudarem os pais a entenderem esse ambiente. E testemunho, dos pais também entenderem que os filhos podem ser uma presença de Deus nas redes. E os amigos e os outros jovens que estão podem se inspirar nos seus filhos. Imagina se a gente não deixa nenhum filho dar esse testemunho de vida e de valores, serão ambientes em valores também.”

Gustavo Huguenin
Fabíola e Gustavo

“não existe uma fórmula, mas cada família deve procurar a sua”…

“A gente deixou a resposta em aberto, mas ela é mais positiva. Na verdade, não tem como não ser um ambiente porque é inevitável que os filhos acabem acessando esse ambiente, ainda mais agora com o avanço cada vez maior das tecnologias. A gente tem é que aprender a conviver com isso, aprender a lidar com a crescente presença das redes na família. Então, como que a família faz isso, não só refletir como que o meu filho está fazendo, mas se refletir também: como eu estou dando de testemunho, como eu uso, será que eu uso de uma maneira crítica as redes sociais ou eu quero forçar o meu filho uma coisa que talvez nem eu esteja fazendo, talvez eu não esteja usando as redes sociais de modo crítico e de modo consciente, mas fico querendo regular a presença do meu filho e da minha filha nas redes.”

“Inclusive a gente falou, encerrou dizendo que a oração é que nos ajudará a encontrar as respostas definitivas. Então, os três pontos chaves são de discernimento, mas, no final é o Senhor que fala para cada família a realidade da sua família, a realidade do acesso à tecnologia que a família tem, naquele país que ela está inserida, naquela diocese que ela está inserida, porque é muito plural. Então, cada família deve achar a sua própria resposta.

Fabíola Goulart

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter