Voluntariado na Guiné-Bissau

Paulo, Cátia e Padre Virgílio
Na última quinzena de agosto, três voluntários das paróquias de Proença-a-Nova e Peral, o Padre Virgílio, o Paulo e a Cátia, estiveram na Guiné-Bissau em Missão.
O objetivo do voluntariado é implementar no Liceu Professor António de Vasconcelos em Safim uma aplicação informática que o ajude a gerir.
Testemunhos do Voluntários
“A Missão é serviço.”
Paulo

“A missão é evangelização.
Sem a Missão Católica o número de cristãos na Guiné/Mundo seriam menores. O exemplo é um dos vocacionados do Seminário do Preciosíssimo Sangue: ele é o primeiro cristão da sua família.
A missão representa educação: na fé, na vida; nos novos hábitos que acreditamos sejam mais benéficos para a vida destas pessoas…
O que me traz à missão, no sentido pessoal, é o conhecimento de outras culturas e na valorização do ter, do estar, do construir… e reaprender a viver na relação entre a cidade e a natureza. Aqui a força da natureza não se perdeu com a construção das casas. Achas também que consegues mudar um pouco a vida das pessoas.
Cátia
Por outro lado, não mudas o país em que estás em missão, mas contribuis para a mudança lenta, constante e real da vida de algumas pessoas.
Reaprendo com estas pessoas o verdadeiro sentido da resiliência.”

“Entendo que a vida é uma missão. Basta que procuremos viver a nossa vida à luz do Evangelho, à imagem de Cristo, e estaremos na Missão.
A vivência do Evangelho abre-nos ao próximo na terra onde vivemos e também noutras terras do nosso país ou de outros países e culturas.Decidi viver 15 dias das minhas férias na comunidade dos Missionários do Preciosíssimo Sangue em Bissakel, Guiné-Bissau.
Venho sempre com o sentido de ajudar e quem sai ajudado sou eu. Aprendo a valorar o que diariamente tenho e bebo da alegria das crianças guineenses que dançam ao som do tambor, correm felizes atrás de uma bola, inventam os seus brinquedos, gostam de tirar fotografias… e “ajudam” (trabalham) nas lides de casa. Sinto o esforço acrescido dos adultos.
A diferença cultural interpela-me, mas faz-me sentir que somos parte da mesma humanidade, ainda que em Portugal se viva mais desafogadamente.
Padre Virgílio
Para mim a Missão é Cristo em mim; Cristo que se leva aos outros; Cristo que se recebe de quem se cruza comigo no caminho.”
E agora?
Agora precisamos de material informático para implementar uma pequena revolução informática no Liceu. O Liceu comprometeu-se a colocar, neste ano letivo 23/24, a internet.
No ano 2022/23, tiveram pela primeira vez computadores na administração da escola. Até aqui tudo era manuscrito.
Propomo-nos angariar fundos para 8 “computadores fixos ou de secretária”, um servidor, uma UPS e cabos de ligação.
Há nas nossas capelas e Igrejas caixas que angariam donativos para a Guiné-Bissau. Colabore com a revolução no Liceu Professor António Vasconcelos de Safim.
