Violas beiroas decoram vila da Sertã

A vila da Sertã foi invadida por violas beiroas, numa ação levada a cabo pelo projeto «Leitores do Património» que desafiou centenas de alunos a pintarem uma silhueta de uma viola beiroa.
São no total 450 silhuetas de violas beiroas pintadas por 450 alunos que podem ser vistas nas montras de 51 lojas de comércio tradicional e mais 24 violas de grandes dimensões pintadas coletivamente pelos alunos de 24 turmas e que foram colocadas na fachada da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, que coordena este projeto.
informa a autarquia da Sertã em nota enviada
Esta exposição global, designada «Cancioneiro tradicional: memória e imaginário», é o resultado mais visível da sexta edição do projeto «Leitores do Património» que, ao longo deste ano letivo, envolveu 450 crianças (alunos do 1.º ciclo e da educação especial) num conjunto de sessões em torno da tradição musical da Beira Baixa e, mais concretamente, da viola beiroa.
“Os «Leitores do Património» são um projeto que tem vindo a crescer de forma sustentada e demonstra uma vitalidade e originalidade que convém sublinhar. Este projeto tem como premissa fundamental o crescimento dos níveis de literacia da comunidade e a difusão da identidade cultural do concelho junto das crianças. A conjugação destas duas realidades tem sido benéfica para os destinatários do projeto, que conta já com seis anos de atividade”
explica Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã
A exposição, que estará patente ao público até 31 de julho, terá um momento especial no próximo dia 6 de julho, no âmbito da Maratona de Leitura, quando decorrer uma visita guiada à exposição, conduzida por algumas das crianças participantes no projeto.
