Vila de Rei: Concelho tem “água segura” na torneira

 Vila de Rei: Concelho tem “água segura” na torneira

Vila de Rei é um dos Municípios que surge em evidência no estudo da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), relativo ao controlo da qualidade da água por concelho, em 2021, apresentando uma classificação de “Água Segura”.

De acordo com a autarquia, em nota enviada, o Município de Vila de Rei, na qualidade de entidade gestora dos sistemas públicos de abastecimento de água para consumo humano, “tem por obrigação legal, e no âmbito da implementação do Programa de Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano aprovado anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a realização de um conjunto diversificado de análises laboratoriais”.

Assim, durante o ano de 2021, foram analisados quase três centenas de parâmetros à qualidade da água sobre amostras de água colhidas em diferentes pontos da rede de distribuição, tendo-se obtido como resultado a conformidade legal em todos os parâmetros.

Com 100% das devidas análises realizadas, a água no Concelho de Vila de Rei obteve uma conformidade situada no intervalo de ≥ 99 % da Escala de classificação para os indicadores do controlo da qualidade da água, comprovando a segurança e a qualidade da água que surge nas torneiras dos Vilarregenses.

“O Município de Vila de Rei tem, ao longo dos últimos anos, concretizado um forte investimento na renovação da captação e reabilitação de reservatórios e condutas de distribuição de água. Os resultados dessas ações não podiam ser melhores, com Vila de Rei a surgir em destaque com pontuação de excelência atribuída no que respeita à sua segurança e qualidade. O serviço de fornecimento de água para consumo humano parece assim estar alcançado, mas ainda falta muito trabalho e muito caminho a percorrer no combate às perdas de água, ruturas e na promoção de mais eficiência neste sistema.”

afirma Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregense

Em Portugal continental, importa registar a evolução significativa nos níveis da qualidade da água fornecida na torneira dos consumidores, podendo garantir-se hoje que 99% da água é controlada e de boa qualidade (água segura), quando em 1993 este indicador se cifrava apenas nos 50%.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter