Tempo: Região acorda envolta de partículas de areias do deserto do Saara
A nossa região, incluindo o concelho de Proença-a-Nova, acordou hoje envolta de partículas de areias provenientes do deserto do Saara.
Segundo o Jornal de Notícias, “o céu da região de Múrcia, no sudeste de Espanha, está coberto por uma fina camada alaranjada. A mudança deve-se ao fenómeno meteorológico, conhecido como “chuva de barro”, que está relacionado com um forte fluxo de ar que arrasta partículas da areia, neste caso do deserto do Saara.”
O mesmo jornal explica ainda que devido à tempestade Célia toda a “Península Ibérica está em alerta” situação que poderá ter provocado a chegada desta “chuva de barro” à nossa região.
Este fenómeno meteorológico, que mistura partículas de poeira do Norte de África, neste caso do deserto do Saara, reduz a visibilidade na rua e diminui a qualidade do ar.
Na nossa região, e atualmente no concelho de Proença-a-Nova, esta “chuva de barro” é bem visível pela falta de visibilidade nas ruas e pelos mantos de poeiras bem visíveis no chão, na superfície das viaturas e em algumas maçanetas de portas.
Em comunicado, o IPMA refere que “as poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira”.