Sertã: Município iluminou Paços do Concelho de azul

 Sertã: Município iluminou Paços do Concelho de azul

Na noite de 13 para 14 de novembro, o edifício dos Paços do Concelho da Sertã, localizado no cimo da vila, esteve iluminado de azul. Desta forma, o Município da Sertã associou-se à comemoração do Dia Mundial da Diabetes, numa iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

A efeméride tem como objectivo sensibilizar a população para a doença e para a prevenção da Diabetes, surgindo como resposta ao alarmante aumento de casos.

salienta a autarquia em nota enviada

De acordo com o estudo IDF Diabetes Atlas, divulgado este mês pela Federação Internacional da Diabetes, mais de 537 milhões de adultos em todo o mundo padecem da Diabetes, o que se traduz num aumento de 16% face às anteriores estimativas (de 2019). Em 2019, de acordo com um relatório da OCDE, Portugal era o segundo país com uma maior taxa de prevalência da Diabetes na União Europeia, com cerca de 9,8% dos adultos a padecer da doença.

O Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, foi instituído em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde, em memória da data de aniversário de Frederick Banting, responsável pela descoberta da insulina (hormona que regula o açúcar no sangue) em 1922, juntamente com Charles Best.

Refira-se que, em 2007 a Organização das Nações Unidas adoptou como símbolo da campanha um círculo azul que representa a unidade e reflecte a cor do céu e da bandeira da ONU.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter