Sertã: Livro “Daqui para o Futuro”

 Sertã: Livro “Daqui para o Futuro”

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes acolhe a apresentação do livro de poesia “Daqui para o Futuro”. Da autoria de Isabel Olivença, o livro é ilustrado com aguarelas do artista plástico Rui Olivença.

A apresentação contará com a presença da autora Isabel Oliveira e de Rui Olivença, co-autor e marido da poetisa.

Nas palavras de Carlota Gonçalves, responsável pela revisão do livro, “o mundo vibra na poesia de Isabel Olivença”, com “palavras que pesam ferro e aspiram nuvens em movimento de desejos e fatalidades”. Sobre as aguarelas de Rui Oliveira, Teresa Cortez refere que “revelam um universo onírico e poético, em ilustrações que abrem portas ao texto”.

Sobre os autores

Isabel Olivença

Nasceu em Lisboa em 1957, onde reside, tendo vivido a juventude nos anos 70, uma época de mudanças, de revoluções, de empoderamento das mulheres e de libertação para que em Portugal se pudesse dar asas à imaginação, à livre expressão.

Os seus ascendentes são de Oleiros, concelho onde reside a sua família, concretamente na freguesia de Sobral.

Formada em psicologia, que ainda exerceu em escolas, é técnica superior no Ministério da Educação. Desde muito cedo manifestou interesses pela literatura, arte e ciências. Optou por aprofundar estudos em ciências, embora a leitura e a escrita tenham feito parte dos seus tempos livres.

Dedicou-se a estes interesses com maior intensidade a partir de 2015, quando publicou o primeiro livro de poesia, “Poemar”, seguindo-se “da carne se faz o poema”, em 2019, “Torsos da Paisagem”, em 2020, e “Daqui Para o Futuro”, em 2021, livro em coautoria com Rui Olivença, que o ilustra. Frequenta regularmente cursos de escrita criativa de níveis médio e avançado.

Rui Olivença

Nasceu em 1958 em Lisboa, onde efectuou os estudos e desenvolveu actividade profissional.

Os seus ascendentes são do concelho da Pampilhosa da Serra, tendo agora residência alternativa na freguesia do Sobral, concelho de Oleiros. Artista plástico, autodidacta, sempre se dedicou à pintura nos tempos livres.

Nos últimos anos tem vindo a frequentar cursos de nível médio e avançado de pintura e ilustração na Nextart. O seu percurso caracteriza-se pela constante procura de equilíbrios cromáticos e de formas, tanto no figurativo como no abstracionismo, prosseguindo uma atividade criativa, agora, a tempo integral, através da pesquisa documental e da prática do uso de diferentes técnicas, materiais e abordagens temáticas.

Desde 1995 participa com as suas obras em diversas exposições colectivas e individuais, das quais se destacam: Museu Municipal da Pampilhosa da Serra (1999); Biblioteca Operária Oeirense, Oeiras (2000); “A Humanidade Que Há Em Nós”, Cooperativa Padaria do Povo, em Lisboa (2016); “Ensaios”, Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa (2018); “Árvores”, Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa (2019);  “Marinhas”, Câmara Municipal de Lisboa (2021); “Brumas”, Museu Militar de Lisboa (2021);  “Reflexos”, Casa da Comarca da Sertã (2022). Anualmente, participa nas mostras colectivas promovidas pelo ACMP na Galeria espaçodartes, em Lisboa.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter