Sertã: Governo visitou empresas de Cernache. EN238 foi tema de conversa.

 Sertã: Governo visitou empresas de Cernache. EN238 foi tema de conversa.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, deslocaram-se ontem, 25 de Janeiro, ao concelho da Sertã para visitar empresas localizadas na Zona Industrial de Cernache do Bonjardim.

A visita teve lugar nas empresas VIVIANA, Lda., empresa que se dedica à confeção de roupa interior de senhora, à empresa SolfaEstofo, que opera sector de estofos, na manutenção, renovação e reparação de bancos de veículos, especialmente transportes públicos, autocarros e comboios, e à empresa IMOC, que atua no sector da carpintaria, com especial enfoque em portas e roupeiros.

Após a visita às empresas, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial mostrou-se bastante satisfeita, frisando que ficou patente “que as pequenas empresas do interior também aproveitam os fundos europeus”.

“Estamos a iniciar o novo quadro comunitário em que vamos ter apoios para micro, pequenas e médias empresas, (…) que lhes permitirão inovar, elevar a qualidade, contratar e investir em novo equipamento para poderem diversificar mercados ou especializarem-se numa determinada área de negócio.”

referiu

Ainda segundo a governante, o papel destas visitas é ” ver o que há de bom no território e ouvir as preocupações”.

João Galamba, Ministro das Infraestruturas, destacou a “capacidade que as empresas portuguesas têm de se ajustarem rapidamente, respondendo às necessidades e tendo conseguido colocar-se no mercado com os seus produtos, tornando-se um fornecedor de referência.”

“A importância da relação entre grandes e pequenas empresas: importa reativá-la, é uma grande oportunidade de produção industrial descentralizada do nosso país e é uma grande oportunidade para o interior e para a economia do país.”

frisou o governante

Na perspectiva dos fundos no âmbito do quadro comunitário 2030, Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, referiu que “é importante que as pessoas saibam que têm muitos recursos à sua disposição”.

Não podemos desperdiçar os recursos. Todos os empresários têm que perceber o que está em causa. (…) Aquilo que pretendo é chamar os empresários, analisar os eixos estruturantes do quadro 2030 e tentarmos encontrar as melhores estratégias, para podermos ir ao encontro desses recursos. Algumas áreas são transversais a todas as empresas (…) como é o caso da transição digital fundamental para que as empresas se tornem mais competitivas e possam internacionalizar, da eficiência energética, importante para todas as empresas, dado que a energia hoje representa um custo tremendo e a contratação de recursos humanos altamente qualificados”

salientou Carlos Miranda, Presidente da Câmara da Sertã

A visita da Ministra da Coesão Territorial e Ministro das Infraestruturas integrou-se na iniciativa “Governo mais próximo” que, durante dois dias, percorreu todos os concelhos do distrito de Castelo Branco, culminando na realização do Conselho de Ministros na capital de distrito a 26 de janeiro.

EN238 foi tema de conversa

Segundo nota enviada pela autarquia da Sertã, Carlos Miranda, Presidente da Câmara da Sertã, aproveitou a presença dos ministros e dirigindo-se a João Galamba, Ministro das Infraestruturas, abordou a situação da EN238.

Na nota enviada é referido que o autarca sublinhou ” que o projeto previsto não é satisfatório dado que deveria contemplar, à semelhança da variante da EN2 entre Sertã e Vila de Rei, correção de curvas e zonas com duas faixas, que permitissem uma maior segurança e fluidez do trânsito”.

João Galamba mostrou-se disponível para marcar uma reunião para breve no Ministério das Infraestruturas para “em conjunto, analisar a matéria e encontrar uma proposta razoável e que satisfaça as populações”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter